10 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,8GW

Itaipu tem o melhor resultado no primeiro semestre em cinco anos

Geração de energia totalizou 40.651.877 MWh, alta de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior

Autor: 10 de julho de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Itaipu tem o melhor resultado no primeiro semestre em cinco anos

Hidrelétrica fica na divisa de Foz de Iguaçu (PR) com o Paraguai. Foto: Divulgação/Itaipu

De janeiro a junho, a produção de energia elétrica de Itaipu totalizou 40.651.877 MWh, crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, o resultado é o melhor já alcançado em um semestre em cinco anos. Em 2019, a usina gerou 40.451.294 MWh em seis meses.

O aumento da geração se deve à maior disponibilidade de água afluente para produção, associada a uma maior demanda dos sistemas interligados do Brasil e Paraguai.

A produção de Itaipu neste ano é capaz de atender toda a região Centro-Oeste por um ano. Quando comparada a outras usinas do Brasil, a geração de Itaipu em seis meses foi superior à produção de todo o ano de 2022 da maior usina inteiramente brasileira, a hidrelétrica de Belo Monte.

Em 2022, Itaipu foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil, mas já chegou a ser 25% nos anos 1990. Embora a participação da usina tenha diminuído, a hidrelétrica é importante para garantir a segurança operacional do sistema elétrico.

Itaipu tem sido cada vez mais importante para fazer frente às variações das fontes renováveis intermitentes, como a eólica e a solar, cuja geração depende da disponibilidade do vento e do sol, que varia ao longo do dia.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.