27 de junho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.08GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,2W

Itaú fecha acordo para expandir projetos de energia renovável

Instituição financeira anuncia parceria com a AES Operações, subsidiária da AES Brasil

Autor: 4 de janeiro de 2022maio 27th, 2022Brasil
Itaú fecha acordo para expandir projetos de energia renovável

A operação foi aprovada pelo Cade no dia 16 de dezembro de 2021. Foto: reprodução

Cada vez mais instituições bancárias estão fechando acordos e apostando na energia solar. A BRF, por exemplo, firmou um convênio com Banco do Brasil para financiar investimentos na instalação de painéis solares em granjas.

Já o Bradesco anunciou uma parceria com a Enel X para o desenvolvimento e construção de nove usinas de GD (geração distribuída) fotovoltaica nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. No total, as plantas serão responsáveis por abastecer mais de 300 agências.

Leia também

Santander financia usina fotovoltaica para a Harvest Minerals

O Itaú Unibanco também não ficou de fora. A empresa divulgou, nesta segunda-feira (3), um acordo de investimentos com a AES Operações, subsidiária da AES Brasil, para projetos de geração de energia renovável.

A instituição financeira subscreverá novas ações preferenciais a serem emitidas no contexto de um aumento de capital realizado pela Guaimbê Holding, na qual o banco aportará R$ 360 milhões. A operação foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no dia 16 de dezembro de 2021.

Em meio a este cenário, o Itaú aumentará a sua participação como acionista da Guaimbê, passando a deter participação de 23,72% de seu capital social. “Trata-se de uma oportunidade para direcionar os recursos aportados para ampliar o portfólio de projetos renováveis”, destacou a empresa em nota.

Mais sobre a parceria

De acordo com o banco, a operação prevê ainda a contribuição, na Guaimbê Holding, pela AES Operações, de sua participação na Ventus Holding de Energia Eólica, sociedade que compõe o Complexo Eólico Ventus, localizado no Rio Grande do Norte.

Ademais, o projeto inclui participação nas sociedades AGV Solar IV Geradora de Energia S.A., AGV Solar V Geradora de Energia S.A. e AGV Solar VI Geradora de Energia S.A., que contemplam a segunda fase do Complexo Solar de Ouroeste, localizado na cidade de Ouroeste (SP).

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.