9 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,46GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,0W

Mercado de energia solar em 2022: o que esperar?

Resultados da Aldo Solar em 2021 indicam alguns caminhos para o próximo ano

Autor: 20 de dezembro de 2021dezembro 28th, 2021Opinião
Mercado de energia solar em 2022: o que esperar?

Em 2021 foi vendido um número expressivo de geradores de energia solar. Foto: Elements

Este não é apenas mais um final de ano. Após tantas incertezas causadas pela pandemia, 2021 vai se encerrando ao mesmo tempo que devolve vitalidade para o mundo. O ano se mostrou como um raio de esperança, os primeiros feixes de sol após a tempestade. 

No mundo inteiro, diversas cidades já deixaram as máscaras de lado graças ao avanço da vacinação. Finalmente volto a ver pessoas frequentando parques e socializando em segurança. É nesse clima de primeiros passos para fora da escuridão que posso anunciar minhas esperanças para 2022.

Agora, mesmo com a longa caminhada pela frente, 2021 trouxe um fôlego que sustenta expectativas otimistas. Uma das provas disso é a aprovação do PL 5829 para a criação do Marco Legal da GD, que foi aprovado na Câmara dos Deputados e que agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Essa é uma importante vitória para o setor, para a diversificação da matriz energética brasileira e para o meio ambiente.

Além dessa conquista, vale destacar o número expressivo de geradores de energia solar vendidos no ano. Um marco que impressionou o Brasil, e claro, trouxe um orgulho gigantesco para mim e toda a equipe Aldo Solar.

Para falar de novas metas, inicialmente, preciso contar um pouco do nosso histórico. Entre 2016 e 2020, vendemos 100 mil geradores de energia solar. Isso resultou em 1,2GW. Em 2021, essa marca ganhou um acréscimo de outros 100 mil geradores. Ao todo, foram 210 mil geradores vendidos pela Aldo em 2021.

Nossos 210 mil geradores de energia solar vendidos equivalem a uma potência aproximada de 1,98 GW e mais de 5,4 milhões de painéis solares distribuídos em todo o país. Assim, a energia fotovoltaica gerada por essa potência evitou que mais de 2 mil toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera.

Além disso, acompanhei estudos que revelaram que a cada tonelada de emissão de Gás Carbônico (CO2) é necessário o plantio de 7,14 árvores. Tudo isso para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Portanto, nossos números correspondem a mais de 14 mil árvores plantadas.

Com esses números tão expressivos, eu me permito sentir todo o orgulho em dizer que a Aldo Solar conquistou liderança. Nossa atuação conta hoje com 30% de participação no mercado de geração distribuída.

Ainda em 2021, agora falando de faturamento, fechamos o ano com R$ 3 bilhões. Cada número e cada passo dessa caminhada contribuiu para que o mercado de energia solar alcançasse 4 GW.

É com tudo isso em mente que compartilho com vocês as expectativas para o mercado de energia solar em 2022. Olhando para essa história de tanta evolução, não posso esperar nada diferente de números ainda melhores para a sociedade e para o planeta. 

Esperamos gerar mais 2 GW em painéis solares, e 2,5 GW em inversores em 2022. Ou seja, em números de vendas, estimo que chegaremos a uma soma de mais 100 mil geradores vendidos. Assim, o ano deve fechar com o marco de cerca de 310 mil geradores, e um total de 8 GW.

Nesse sentido, a nossa meta de faturamento também ganhou ousadia. Nosso time espera faturar mais R$ 6 bilhões em 2022.

Sabem quem compartilha do meu otimismo? Gustavo Kuerten, conhecido como Guga, nosso parceiro e embaixador da Aldo Solar. Não é de hoje que o Guga comemora cada vitória da energia solar no Brasil.

Em uma mensagem de vídeo enviada para todos da Aldo Solar, Guga nos encheu de energia: “Neste fim de ano, é hora de celebrar as conquistas e agradecer principalmente nossos mais de 13 mil parceiros e colaboradores! Vamos continuar em 2022 com tudo, mantendo essa energia positiva”.

Pois é… os marcos alcançados em 2021 foram incríveis, e isso só foi possível graças aos parceiros e clientes que conquistamos na jornada.

Quero agradecer especialmente a grande família de 13 mil revendas e instaladores, e claro, os consumidores que acreditam na energia solar. São essas pessoas que movem a Aldo Solar a continuar extrapolando metas. 

Vamos continuar dando motivos para acreditar na energia solar no Brasil. E que venha 2022 para comemorarmos ainda mais crescimento, além de celebrar os 40 anos de fundação da Aldo Solar!

 

As opiniões e informações apresentadas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião do Canal Solar.

Aldo Pereira Teixeira

Aldo Pereira Teixeira

Presidente fundador da distribuidora de equipamentos fotovoltaicos Aldo Solar, sediada em Maringá (PR). Atua há anos no setor solar, com experiência em gestão e vendas.

2 comentários

  • Nélson de Oliveira disse:

    Estou construindo um barracão para panificação Artesanal; algumas máquinas, fornos, aquecedores, estufas e câmeras frias, mais energias, lâmpadas e balcões para atendimentos…em baixo residência com chuveiros, banheira, ar condicionado e lâmpadas para casa, corredores e fundo de quintal…

  • Markus Otto Zerza disse:

    Muito orgulho de ter participado com uma infinésima parte dessa conquista. Me formei em Maringá, cidade modelo para o Brasil. Só pode dar certo!!!!

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.