Microrrede instalada em reserva extrativista no Acre ganha prêmio internacional

Projeto da (re)energisa, que integra solar e baterias, recebeu o The smarter E AWARD 2023
5 minuto(s) de leitura
14-06-23-canal-solar-Microrrede instalada em reserva extrativista no Acre ganha prêmio internacional
A microrrede possui uma usina de 325 kW e um sistema de bateria de íons de lítio de 829 kW. Foto: Reprodução

A Microrrede Vila Restauração, projeto da (re)energisa para fornecer energia limpa aos moradores da Reserva Extrativista do Alto Juruá, no Acre, recebeu o prêmio The smarter E AWARD 2023 na categoria “Outstanding Projects”.

Por meio dessa iniciativa, as famílias que recebiam apenas três horas de eletricidade de geradores a diesel por dia agora possuem energia renovável por 24 horas a custos 60% menores.

A microrrede é composta por uma usina fotovoltaica de 325 kW e um sistema de bateria de íons de lítio de 829 kWh. Além disso, conta com internet 4G, medidores inteligentes sem fio, plantas de biogás e dois geradores de reserva movidos a biodiesel produzido na região.

De acordo com a empresa, o sistema fornece energia limpa para cerca de 1.000 membros da comunidade e será implantado em toda a Amazônia no futuro.

“Esse prêmio nos dá o indicativo de que o Grupo Energisa está no caminho certo e mostra também que as empresas brasileiras têm total capacidade de desenvolver projetos inovadores e de destaque mundial utilizando fontes renováveis, setor em que o Brasil é forte e pode ser cada vez mais protagonista”, destacou Frederico Botelho, coordenador de Desenvolvimento de Negócios da (re)energisa.

FlexNet-EkO

O projeto de pesquisa FlexNet EkO da alemã Maschinenfabrik Reinhausen também foi um dos premiados pela The smarter. A iniciativa abre caminho para redes de distribuição mais inteligentes e ecológicas.

Em colaboração com a MITNETZ STROM e especialistas em pesquisa da região, a Maschinenfabrik Reinhausen demonstrou como os operadores podem integrar uma parcela maior de energias renováveis, estabilizar a tensão e a frequência e melhorar a operação geral da rede.

O sistema combina baterias conectadas à rede por meio de eletrônica de potência e inversores para desacoplar e otimizar as redes de baixa tensão. Esse método é mais barato e rápido do que ampliar as redes e os sistemas de transmissão. Ele também possibilita a integração mais rápida da energia solar e eólica e dos veículos elétricos.

Maschinenfabrik Reinhausen GmbH (Alemanha) - FlexNet-EkO. Foto: Reprodução
Projeto de pesquisa FlexNet EkO da empresa alemã Maschinenfabrik Reinhausen. Foto: Reprodução

Wallbox Charger

O sistema de gerenciamento de energia SIRIUS da espanhola Wallbox Charger foi o terceiro projeto premiado. Em sua sede, em Barcelona, ​​a companhia instalou o sistema como uma alternativa mais ecológica e econômica para atualizar sua infraestrutura de rede. Usando análise de dados, inteligência artificial e tecnologia de internet das coisas, a SIRIUS integra a rede elétrica com recursos de energia distribuídos.

Segundo a empresa, tal solução combina uma frota de 23 veículos elétricos Nissan Leaf com carregamento bidirecional, uma usina fotovoltaica de 400 kW e 560 kWh de armazenamento de bateria no local.

Em 2022, a Wallbox conseguiu reduzir a emissão de CO2 em 73 toneladas métricas e suas contas de energia em mais de 40%. Além disso, o SIRIUS permitiu economias de custo de meio milhão de euros em comparação com a expansão da rede por meio do design flexível e inteligente das fontes de energia descentralizadas.

Wallbox Charger, localizado em Barcelona, na Espanha. Foto: Reprodução
Sistema de gerenciamento de energia SIRIUS da empresa espanhola Wallbox Charger. Foto: Reprodução

Sobre o prêmio

O smarter E AWARD é concedido a empresas com projetos inovadores que contribuem de forma decisiva para a obtenção de um fornecimento de energia sustentável. Os vencedores e finalistas apresentarão suas inovações no The smarter E Europe 2023, que está sendo realizado em Munique, na Alemanha.

Outras premiações

A Intersolar também realizou o Intersolar AWARD, que “é concedido a empresas que contribuem substancialmente para o sucesso do setor”, segundo a organização da premiação.

“Inovações na área de energia fotovoltaica estão impulsionando a modernização da infraestrutura de energia em todo o mundo. O cobiçado Intersolar AWARD tem como objetivo homenagear essas inovações com a categoria de premiação Fotovoltaica”, afirmou a organização.

Nesta edição, foram vencedores a fabricante Huawei, com o inversor SUN2000-330KTL; a Aiko Digital Energy Technology, com seu módulos ABC; e empresa de sistemas de Metrologia Solar WAVELABS, com a solução SINUS-360 ADVANCED.

A fabricante DAH Solar foi finalista da premiação com o seu módulo full screen. “Com muita honra e alegria, ficamos entre os dez finalistas, dentre mais de 200 empresas que se aplicaram para o prêmio, com o nosso módulo full screen. Isso é motivo de muito orgulho e mostra que a empresa investe em tecnologia, pesquisa e inovação para aplicação prática dos nossos clientes”, afirmou Felipe Santos, diretor de vendas Latam da DAH Solar.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal