ONS lança programa para startups mostrarem soluções ao setor elétrico

InovAberta selecionará três empresas para o desenvolvimento de Provas de Conceito
Inscrições ficarão abertas até dia 7 de abril. Foto: ONS/Divulgação

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) lançou o InovAberta, programa de inovação que visa conectar startups e grandes empresas ao Operador para o desenvolvimento de soluções para grandes questões do setor elétrico brasileiro.

As inscrições ficarão abertas até dia 7 de abril, e somente podem ser feitas por meio do site da iniciativa. As startups inscritas irão participar do processo de seleção conduzido pelo ONS e pela Liga Ventures, empresa parceira na realização do InovAberta.

A seleção se dará por meio de avaliações e entrevistas e os projetos selecionados serão apresentados no Pitch Day ao time do ONS.

O programa vai selecionar três startups capazes de desenvolver Provas de Conceito (PoCs), que serão testadas durante um período de três meses.

De acordo com o Operador, a ação busca estimular a criação de soluções criativas e eficazes, que possam contribuir para o aprimoramento e a modernização dos processos relacionados a cinco temas:

  • Estimar manutenção no prospectivo;
  • Modelos matemáticos “descasados” com a realidade;
  • Diagramas unifilares elétricos;
  • Liquidação simplificada; e
  • O impacto de carros elétricos.

“O InovAberta é um dos pilares do Programa ONS Inova, com foco no relacionamento com startups, cujo objetivo é desenvolver um ecossistema de inovação capaz de apoiar a jornada tecnológica do ONS em um cenário de acelerada transformação energética do setor elétrico e do país”, explica Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com os Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS.

Estimar taxa de manutenção de usinas para estudos energéticos prospectivos

Identificar padrões, a partir da análise da base de dados histórica do ONS, quanto ao período de manutenção das unidades geradoras ligadas ao SIN e que são despachadas centralizadamente.

Comparação de gráficos para validação de modelos de equipamentos

Buscamos soluções em inteligência de dados que façam a comparação de gráficos, auxiliando na validação de modelos de simulação ao comportamento em campo de equipamentos, comprovando sua aderência com a realidade.

Diagramas unifilares elétricos

Atividade direcionada ao cadastramento de forma gráfica das instalações do SIN. Processo deve ser intuitivo e colaborativo, envolvendo os agentes do setor, e baseado nos diagramas unifilares de instalações.

Liquidação simplificada para encargos de uso do sistema de transmissão

Buscar otimizar o processo de faturamento dos encargos de transmissão, por meio do desenvolvimento de solução de comunicação de dados financeiros segura, eficiente e rastreável, entre bancos e o ONS.

Impactos de veículos elétricos

Representar de forma adequada os efeitos dos veículos elétricos na demanda de energia. Objetivo é ter modelos para a construção de cenários para o Brasil, a partir de experiências em mercados internacionais.

Os participantes do InovAberta vão ter acesso a desafios reais e relevantes para o setor elétrico; mentoria e suporte de especialistas do ONS; a oportunidade de apresentar sua solução para um público qualificado; e a possibilidade de fechar parcerias com o ONS e empresas do setor.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal