A concessionária Allegra Pacaembu, em parceria com a CPFL Soluções, propõe melhorias com foco em sustentáveis no projeto de modernização do Pacaembu, icônico palco do futebol paulista.
A iniciativa estima um gasto de R$ 70 milhões em uso de tecnologias para redução do consumo, geração própria e equipamentos preventivos para os casos de interrupção do fornecimento energético ou picos de consumo.
O projeto contará com dois sistemas fotovoltaicos, um com a capacidade de 250 kWp e uma usina de mini cogeração a gás natural, destinada a produção de energia para aquecimento de água.
A partir dessas medidas, será possível evitar a emissão de 210 toneladas de CO2 na atmosfera e poderá gerar cerca de 1.670 MWh ao ano.
Além disso, o complexo terá quatro geradores (4,7 MVA) e dois bancos de bateria, somando 1.000 MVA, que serão instalados para evitar oscilações de energia e prover em caso de emergência.
Já para a climatização do ambiente, será instalado um ar condicionado central, que será composto por chillers, bombas e torres de resfriamento.
Em busca de segurança, o estabelecimento será monitorado a partir de um sistema inteligente, e também proverá carregadores para veículos elétricos e painéis de visualização para média tensão.