Pernambuco atingiu a marca de 1 GW em capacidade de geração distribuída, tornando-se o terceiro estado do Nordeste a alcançar esse número. A região agora se junta à Bahia, com 1,2 GW, e ao Ceará, com 1,13 GW.
Para Carlos Evangelista, presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), essa conquista evidencia o crescente interesse da população pela geração própria de energia, especialmente em cidades como Petrolina, Recife e Caruaru, que lideram o número de unidades no estado.
Hoje, Pernambuco já conta com unidades consumidoras de GD em todos os seus municípios, reforçando o crescimento desse modelo de energia como uma opção viável.
No estado, o consumo residencial é o principal responsável pela GD, representando 58% do total. Em seguida, vêm os estabelecimentos comerciais com 25%, as indústrias com 9,38% e o consumo rural com 6,64%.
Além de Pernambuco, Bahia e Ceará, mais 10 estados que ultrapassaram a marca de 1 GW de capacidade instalada, liderado por São Paulo (4,6 GW), Minas Gerais (4,1 GW), Rio Grande do Sul (3 GW), Paraná (3 GW), Mato Grosso (2 GW), Goiás (1,5 GW), Santa Catarina (1,4 GW), Mato Grosso do Sul (1,3 GW), Rio de Janeiro (1,2 GW) e Pará (1 GW).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].