O município de Toritama (PE) terá duas novas usinas solares de 1,3 MWp que vão atender à rede de ensino e prédios públicos da cidade. A obra, realizada pela Enove Energia, já iniciou e está em fase de terraplanagem.
A previsão é que as usinas fiquem prontas no segundo semestre. Ao todo, serão utilizados 2.343 módulos fotovoltaicos de 555 W e oito inversores de 125 kW da Renovigi.
Segundo o diretor da Enove Energia, João Carlos Mendonça, a tecnologia a ser instalada vai gerar uma economia de até 82% em energia elétrica para o município, com payback (retorno do investimento) de até 60 meses, além reduzir as emissões de CO2 equivalentes ao plantio de 295 mil árvores.
Além das usinas solares que serão implementadas em Toritama, a Enove Energia já realizou outros projetos de grande porte com a Renovigi no Nordeste. Em 2022, construiu uma planta de 964 kWp para a prefeitura de Cachoeirinha (PE) e outra para o município de Panelas (PE), de 454 kWp.
De acordo com Guilherme Costa, gerente executivo da Renovigi, a adoção da energia solar por instituições públicas traz inúmeros ganhos sociais, econômicos e ambientais.
“Ao investir em energia solar, os governos municipais colaboram para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, se posicionando de forma ativa diante da crise climática global e, ao diminuir as despesas com energia elétrica, podem investir em outras frentes que vão beneficiar a sociedade, como saúde e educação”, ponderou.
Segundo dados da ANEEL (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar já conta com 29,8 GW de potência instalada (70,5% em geração distribuída). Especificamente em Pernambuco, são 605,2 MW em geração distribuída e 414,8 MW em geração centralizada em operação.