Com o objetivo de se aproximar cada vez mais dos integradores e fortalecer sua presença no mercado, a PHB Solar vem investindo no setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), no pós-venda e na ampliação do portfólio de equipamentos.
“Em um mercado que vive se atualizando e o diferencial acaba sendo um pós-venda de qualidade. E não é só isso, é ter um processo de investigação dos produtos que estamos colocando no mercado”, destacou Ivan Sarturi, engenheiro eletricista na PHB Solar.
Em entrevista ao Canal Solar, o profissional ressaltou que este último diferencial da empresa – de trazer equipamentos que atendam às necessidades dos integradores e consumidores brasileiros e de qualidade – resulta de um processo de verificação de todo produto que é comercializado e distribuído pela empresa.
O executivo comentou também que a companhia é reconhecida pelo suporte local capacitado, que possui grande experiência, e conta com equipe de engenharia para apoio ao integrador parceiro.
“Nós temos um corpo técnico preparado e que fala com os clientes diretamente por WhatsApp ou via e-mail. Qual há algum tipo de suporte que demanda de uma ajuda mais avançada, temos o nosso corpo de engenharia especializado, com mestrado e doutorado em diversas áreas, desde engenheiros mecânicos, civil e elétrico”, comentou.
Soluções da PHB
Além de contar com um time de engenheiros especializados, a PHB Solar também vem apostando em produtos exclusivos para o mercado de energia solar, sobretudo voltado para os sistemas de armazenamento de energia.
“Um produto inovador e que você não vê em nenhum outro lugar é o nosso nobreak solar retrofit para atender a demanda dos profissionais que já instalaram um sistema on-grid, mas que agora querem ter também a função do backup”, comentou.
“Criamos uma solução para aproveitar os equipamentos que o cliente já tem disponível para que ele não tenha que passar por um processo de aprovação do projeto de novo”, acrescentou Sarturi.
Outra tecnologia ligada ao ramo de baterias é o contêiner de baterias da empresa. A ideia é que o cliente que tenha um problema de consumo elevado no horário de ponta, ao invés de ficar sendo alimentado pela rede da concessionária, use o banco de baterias dentro de um contêiner.
Assista: PHB Solar: teste de inversores até o pós-venda
Segundo Sarturi, no mercado em geral é oferecido o que conhecemos como kit fotovoltaico padrão, com estrutura de fixação, módulos fotovoltaicos, inversores e o cabo CC.
“Na PHB temos duas opções: o padrão é exatamente isso, e o kit premium, composto pelos itens do kit padrão e que contém, kit de aterramento dos módulos, cabo solar verde-amarelo para aterramento da estrutura e quadro de proteção em CA adequado para cada inversor”, destacou.
Qualidade dos produtos
O engenheiro explica ainda que a escolha das marcas de módulos fotovoltaicos parceiros da PHB não leva em conta o preço dos equipamentos, mas sim a qualidade dos produtos, sobretudo de painéis solares, considerado o principal equipamento de um sistemas fotovoltaicos.
“Se o módulo é a parte com o maior custo para o investimento do seu cliente, porque uma empresa vai trabalhar com um produto que agrega risco ao investimento do seu cliente, como tecnologias de uma fabricante que não tem equipe e atendimento de pós-venda no Brasil, que não tem Tier-1 ou qualquer tipo de certificação relevante? Ignorar isso traz um grande risco para o investimento do seu cliente”, comentou.
Além disso, um dos diferenciais da PHB está justamente no atendimento junto ao cliente. “Qualquer problema que o cliente tiver com um módulo fotovoltaico comprado por ele será resolvido pela própria PHB. A gente não redireciona o cliente para a empresa fabricante deste painel”, comentou.