7 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,6GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Preços dos sistemas FV apresentam redução de 17% no 1º semestre

Estudo da Greener destacou ainda que houve melhora do payback, com redução de 15% para instalações locais residenciais

Autor: 15 de setembro de 2023Indicadores
6 minutos de leitura
Preços dos sistemas FV apresentam redução de 17% no 1º semestre

Preço médio do sistema residencial em junho teve queda de 16% em relação a janeiro. Foto: Ricardo Coutinho

Os preços dos sistemas fotovoltaicos apresentaram, no 1º semestre de 2023, uma redução de 17% em junho em relação a janeiro. É o que apontou o novo Estudo Estratégico de Geração Distribuída, da Greener.

Diminuição dos custos dos módulos, desvalorização do dólar e elevado nível de estoque de equipamentos no atacado foram fatores que contribuíram para a queda dos preços ao consumidor final.

“Apesar do primeiro semestre desafiador para o mercado solar, a queda dos preços e a tendência de redução dos juros trazem um cenário mais favorável para investimento na geração própria”, observou Marcio Takata, diretor da Greener.

Preços dos sistemas fotovoltaicos. Fonte: Greener

Preços dos sistemas fotovoltaicos. Fonte: Greener

Com relação aos preços médios dos kits em junho de 2023, o relatório apontou que os mesmos apresentaram redução média de 23% em relação a janeiro deste ano.

“Além da redução dos custos dos kits, a queda dos preços no varejo foi potencializada pela baixa demanda do mercado e pelo alto volume de estoque dos distribuidores”, disse o estudo.

Preços dos kit fotovoltaicos. Fonte: Greener

Preços dos kit fotovoltaicos. Fonte: Greener

Já o preço médio do serviço de integração mostrou uma queda de 7% em junho de 2023 em relação a janeiro do mesmo ano. “O desaquecimento do mercado, refletindo na baixa demanda por sistemas fotovoltaicos principalmente no varejo, pode ter contribuído para esse comportamento”, reportou a Greener.

Sistema residencial (4 kWp) em reais

Sistema residencial (4 kWp) em reais. Fonte: Greener

Preço médio do sistema residencial em junho de 2023 teve queda de 16% em relação a janeiro do mesmo ano e queda de 25% em relação a junho de 2022. Fonte: Greener

Sistema comercial (50 kWp) em reais

Sistema comercial (50 kWp) em reais. Fonte: Greener

Preço médio do sistema comercial em junho de 2023 teve queda de 24% em relação a janeiro do mesmo ano e queda de 27% em relação a junho de 2022. Fonte: Greener

Sistema industrial sobre telhado (1 MWp) em reais

Preço médio do sistema industrial em junho de 2023 teve queda de 21% em relação a janeiro do mesmo ano e queda de 24% em relação a junho de 2022. Fonte: Greener

Preço médio do sistema industrial em junho de 2023 teve queda de 21% em relação a janeiro do mesmo ano e queda de 24% em relação a junho de 2022. Fonte: Greener

Payback

A Greener analisou dois panoramas, sendo o Cenário 1 entre o payback da GD I e da GD II em janeiro de 2023, considerando apenas a mudança regulatória após 7 de janeiro de 2023 e; Cenário 2, trazendo uma análise comparativa entre o payback da GD II em janeiro e junho de 2023, levando em conta também a mudança temporal das variáveis de tarifas e preço de equipamentos.

De acordo com o estudo, houve uma melhora do retorno do investimento em sistemas fotovoltaicos, com redução de 15% do payback para as instalações locais residenciais em comparação a janeiro de 2023, sendo a redução do CAPEX o principal fator para essa variação.

Residencial (4 kWp) – Baixa Tensão. Fonte: Greener

Residencial (4 kWp) – Baixa Tensão. Fonte: Greener

Dessa forma, a pesquisa apontou que os sistemas continuam atrativos ao consumidor final para sistemas de geração local, que representam 75% da potência instalada. Para empreendimentos de geração remota, o impacto na atratividade é maior.

“Por outro lado, a elevada taxa de juros e alta percepção de risco por parte dos agentes financiadores contribuíram para a restrição de crédito”, ressaltaram.

Diante do cenário de dificuldade de acesso ao crédito e dúvidas em relação às mudanças regulatórias, registrou-se queda de 60% das vendas realizadas no primeiro semestre de 2023 comparado ao mesmo período de 2022.

“Neste contexto, com a redução significativa nas vendas totais, a venda financiada ganha maior expressividade, representando 48% do total”, indicou o relatório.

Preço do polissilício

Outro destaque do Estudo Estratégico de Geração Distribuída é sobre o preço do polissilício, que atingiu 9,1 USD/kg em junho de 2023, queda de 46% comparado a janeiro do mesmo ano, mostrando estabilidade nas semanas seguintes.

O excesso de oferta de silício policristalino a partir do aumento da capacidade produtiva na China e consequente elevação do nível de estoque foram fatores que contribuíram para essa variação.

Preço do polissilício. Fonte: Greener

Preço do polissilício. Fonte: Greener

Preço do aço, cobre e lítio

O preço do aço teve queda de 12% em relação a janeiro de 2023, atingindo 527 USD/t em junho de 2023. A diminuição do consumo na China devido à desaceleração da economia tem contribuído para a desvalorização do insumo. O preço do aço impacta o custo de fabricação de estruturas de fixação, especialmente para as usinas fotovoltaicas de solo.

Já o custo do cobre obteve um aumento de 16% em junho de 2023 frente a janeiro do mesmo ano. “A variação no preço do cobre pode impactar os custos de produção de componentes condutores e eletrônicos, influenciando os custos dos sistemas fotovoltaicos”, enfatizou a pesquisa.

Com relação ao custo do lítio, houve queda de 41% em junho frente a janeiro de 2023. O preço do lítio está diretamente relacionado à produção e à demanda por baterias de íons de lítio.

Preço do lítio. Fonte: Greener

Preço do lítio. Fonte: Greener

Variação de preço dos insumos (base dólar)

Além dos dados citados acima, a Greener destacou que, de 2019 a junho de 2023, o lítio e o polissilício apresentaram as maiores variações, chegando a um aumento de mais de 600% e de 300%, respectivamente.

Gráfico apresenta a variação do preço de cada insumo no mesmo intervalo de tempo. Fonte: Greener

Gráfico apresenta a variação do preço de cada insumo no mesmo intervalo de tempo. Fonte: Greener

Imersão GD

Na próxima quarta-feira (20), às 14h, haverá a primeira edição da “Imersão GD”, evento presencial em São Paulo, com transmissão online, para a análise dos pontos principais do Estudo GD pela área de Inteligência de Mercado da Greener, seguida por um debate com outros especialistas do setor. Para mais informações e inscrições para participação online ou presencial, acesse o site.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

  • Carlos Alberto da Costa Alves disse:

    Esperasse com esses novos preços , mais atrativos com essas quedas, que voltem as vendas pelo menos para as vendas de sistemas menores; os residenciais, para aquecer as vendas. Ja que a queda nas vendas teve impacto muito negativo para nós; os pequenos .

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.