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Projeto da Heineken já evitou emissão de 2 milhões de toneladas de CO2

Cervejaria encerrou o ano com 30 mil contratos vigentes para fomentar o acesso de renováveis a bares e restaurantes

Autor: 18 de dezembro de 2023Brasil
4 minutos de leitura
Projeto da Heineken já evitou emissão de 2 milhões de toneladas de CO2

O objetivo da Heineken é levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais até 2030. Foto: Divulgação

O Programa Heineken Energia Verde encerrou o ano de 2023 com mais de 30 mil contratos vigentes para fomentar o acesso de bares, restaurantes e seus consumidores à energia renovável. 

Desde o seu lançamento, o programa já gerou uma economia de R$ 2 milhões para os cadastrados e evitou a emissão de 2 milhões de toneladas de CO2. A iniciativa faz parte do plano estratégico da empresa de ser net zero em toda a cadeia de valor até 2040.

Até o momento, os estados com maior número de contratos assinados são Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O programa tem como meta conquistar 50% dos pontos de venda em 19 capitais do país até 2030.

O programa está disponível para residentes de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, São Paulo (Interior e Litoral – CPFL Paulista). 

“O programa é uma das maneiras que encontramos para trazer nossos clientes e consumidores para o centro da conversa e do cuidado que todos nós, enquanto sociedade, precisamos adotar para mitigar ao máximo os impactos ambientais”, disse Mauro Homem, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos do Grupo Heineken 

O que é o programa da Heineken?

O programa, fruto de parceria entre Heineken e as empresas de energia responsáveis por essa gestão – Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy) – tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas e negócios à energia renovável, proporcionando descontos de até 20% na conta de luz para pessoas físicas, bares e restaurantes. 

Iniciado em 2021, quando bares e restaurantes parceiros começaram a ter acesso a 100 MW de geração de energia solar e eólica. Os pontos de venda podem se inscrever gratuitamente pela plataforma Heineken Energia Verde para aderir ao projeto. 

Para se inscrever, o consumidor precisa fazer o cadastro de forma 100% digital, acessando a plataforma, com CNPJ/CPF e uma foto ou cópia da conta de energia. 

A participação é gratuita e, para ter acesso ao benefício, é necessário que o usuário comprove o valor médio mensal de R$ 200,00 em sua conta de energia. Após a adesão ao programa, o prazo estimado para conversão e fornecimento de energia verde é de 120 dias.

Além de o programa ser isento de taxas, não há fidelização por parte do consumidor, que tem liberdade sem ônus para desistir do programa a qualquer momento. 

Como a energia limpa chega às residências e aos estabelecimentos?

O desconto é possível graças a uma compensação energética feita pelas empresas de energia Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy). 

Por meio de usinas de fontes renováveis como solar, eólica, biomassa e biogás é gerada uma carga de energia nos geradores, que direcionam a para a distribuidora local, responsável pela conexão com os endereços cadastrados no Programa. 

“Com isso, o uso dessas energias gera créditos energéticos revertidos em desconto na fatura do consumidor. Quando a concessionária distribuidora recebe uma energia de uma empresa geradora, ela reduz a necessidade de obter energia de fontes tradicionais”, explica Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken no Brasil.

Mais informações sobre o programa de energia renovável da Heineken podem ser conferidas, clicando aqui

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Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

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