24 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Projeto usa energia solar para fornecer água potável a comunidades indígenas

Cerca de 400 litros foram produzidos no primeiro mês de operação, volume suficiente para abastecer 3 mil pessoas

Autor: 24 de março de 2023maio 22nd, 2023ESG
2 minutos de leitura
Projeto usa energia solar para fornecer água potável a comunidades indígenas

Usina tem capacidade de produzir até 80 mil litros de água potável. Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A planta de dessalinização entregue pela State Grid e CPFL Renováveis ao governo do Rio Grande do Norte gerou cerca de 400 mil litros de água potável em seu primeiro mês de operação. O volume foi suficiente para abastecer às 3 mil pessoas que vivem em comunidades indígenas de João Câmara.

Trata-se de um sistema inteligente de abastecimento de água e um sistema de geração de energia fotovoltaica com conexão à rede de energia. A usina tem capacidade de produzir até 80 mil litros de água potável, volume superior ao que vem sendo consumido pelos moradores locais.

A água é distribuída por meio de uma adutora de 5km para três chafarizes em Serrote de São Bento, Amarelão e Santa Terezinha, comunidades indígenas em João Câmara. Pela primeira vez na história, as mais de 800 famílias da região de João Câmara estão tendo acesso à água potável para o consumo e atividades domésticas.

Para a State Grid, projetos como este contribuem com o bem-estar da população local e levam dignidade para os moradores da região. “A segurança hídrica diz respeito à dignidade, saúde, sobrevivência e igualdade. Com investimento de R$8 milhões, este é o maior projeto em dessalinização construído e doado pela State Grid fora da China.”, explica Mr. Daobiao Chen, presidente do Conselho de Administração do Grupo CPFL Energia.

“Temos como pilar importante no Grupo as ações com comunidades e este projeto reforça nosso posicionamento com as iniciativas voltadas à ESG. Contamos com a expertise em tecnologia e inovação da State Grid para implantar um sistema de dessalinização altamente eficiente”, completa Gustavo Estrella, presidente do Grupo CPFL Energia.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.