A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou, na última terça-feira (22), o reajuste anual das tarifas da CPFL Piratininga (Companhia Piratininga de Força e Luz).
Os novos valores entraram em vigor nesta quarta-feira (23), e impactarão cerca de 1,9 milhão de consumidores em 27 municípios do interior e litoral de São Paulo (SP).
O reajuste foi influenciado principalmente por custos de aquisição e distribuição de energia, além de componentes financeiros que afetaram o ajuste.
O efeito médio aprovado pela ANEEL para o reajuste tarifário da CPFL Piratininga foi de 3,03% para todos os consumidores.
Esse percentual está distribuído de forma diferenciada entre os tipos de tensão: para consumidores de baixa tensão, o reajuste foi de 3,10%, enquanto para consumidores de alta tensão, o aumento aprovado foi de 2,88%.
Fonte: ANEEL/Divulgação
Revisão tarifária x Reajuste tarifário
Nos contratos de concessão existem processos tarifários, sendo que a RTP (Revisão Tarifária Periódica) e o RTA (Reajuste Tarifário Anual) são os mais comuns previstos nos documentos.
Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.
No processo de RTP são definidos o custo eficiente da distribuição (Parcela B), as metas de qualidade e de perdas de energia e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário.
Já no processo de RTA, que acontece no ano em que não há RTP, a Parcela B é atualizada pelo índice de inflação estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X).
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].