27 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Regras de comercialização de energia para 2024 entram em consulta pública

Dentre as alterações previstas em relação às regras atuais está a reformulação da alocação de energia do ACL para o ACR

Autor: 4 de outubro de 2023outubro 6th, 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Regras de comercialização de energia para 2024 entram em consulta pública

Consulta Pública nº 037/2023 estará disponível para contribuições entre 04/10 e 17/11. Foto: Freepik

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou, nesta terça-feira (03), a abertura da Consulta Pública nº 37/2023 para sugestões às Regras de Comercialização de Energia Elétrica que entrarão em vigência em 2024.

A proposta foi enviada pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e analisada pela equipe técnica da ANEEL, com a adição de aprimoramentos. A consulta foi aberta nesta quarta-feira (04) e seguirá até 17 de novembro.

Dentre as alterações previstas em relação às regras atuais, estão:

  • A inclusão dos contratos dos LEN (Leilões de Energia Nova) e LEE (Leilões de Energia Existente) que possuem início de suprimento nos anos de 2024, 2025 e 2026;
  • A adequação das Regras às definições de modalidades de despacho presentes nos Procedimentos de Rede do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico);
  • A limitação de registro de contratos para comercializadores classificados como Tipo 2, que terão seus contratos limitados ao montante de 30 MWmed;
  • A reformulação da alocação de energia do ACL (Ambiente de Contratação Livre) para o ACR (Ambiente de Contratação Regulado), que passará a seguir conceito similar à cessão de energia de reserva, no qual a alocação adicional ocorre apenas quando existe necessidade efetiva de evitar um ressarcimento. Propõe-se ainda que a declaração do mecanismo ocorra antes do início do ano contratual. A vigência do mecanismo inicia em 2024, com declaração de participação ainda em 2023;
  • A reformulação do processo de definição de cotas de energia do Proinfa, que passará a ser automatizado com base em informações mensais de carga dos agentes.

Durante a consulta, a Agência afirmou que não será abordada a proposta da CCEE de ajustes na sazonalização de garantia física de usinas de geração de energia elétrica para fins de lastro. De acordo com o voto de Agnes da Costa, diretora-relatora do processo, o tema regulatório será tratado em processo específico.

Como enviar sugestões?

A Consulta Pública nº 037/2023 estará disponível para contribuições entre 04/10 e 17/11/2023, pelo e-mail [email protected]. A minuta de resolução e outras informações sobre a consulta serão publicadas na página da ANEEL na internet, no espaço da Consulta Pública nº 037/2023.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.