A Renovigi Energia Solar lançou, neste mês de fevereiro, o Reno H-550, parte de uma nova linha de módulos fotovoltaicos que a companhia vai disponibilizar ao longo do ano.
Além disso, anunciou que, a partir de agora, estrategicamente, vai priorizar os painéis solares da sua própria marca nos kits de geração que oferece ao mercado.
Segundo Guilherme Costa, gerente executivo da Renovigi, o lançamento do Reno H-550 vai contribuir para o fortalecimento do mercado nacional de equipamentos fotovoltaicos, além de proporcionar uma garantia mais duradoura para o consumidor final.
“Mesmo sendo fabricadas na Ásia, as novas placas contêm a marca Renovigi, com selo de inspeção do Inmetro e garantia nacional. Estamos falando de equipamentos que apresentam uma vida útil de cerca de 25 anos, por isso é importante para o consumidor final ter acesso ao fabricante no Brasil”, explicou Guilherme.
Para Costa, a energia solar vai continuar em franco crescimento no Brasil, apesar da entrada em vigor da Lei 14.300 no início deste ano, que passou a cobrar uma taxa pelo uso das redes de distribuição.
“Além de proporcionar segurança jurídica, a lei estabelece uma redução gradual no subsídio, que, até então, era de 100%. Na prática, a taxa vai acarretar em um pequeno aumento do payback. Em um projeto, por exemplo, em que o retorno seria de 4 anos, vai alterar para aproximadamente 4 anos e meio”, disse.
Ou seja, economicamente continuará a ser um negócio bastante vantajoso para o consumidor, que passa a ser produtor de energia no modelo de geração distribuída. Existem alguns casos ainda, para o consumidor de menor consumo, que o payback inclusive pode diminuir, ampliando assim o potencial de clientes no mercado”, avaliou.
Renovigi inicia operação do centro de distribuição em Pernambuco
Módulos de marca própria
A Renovigi afirmou que conta com sua engenharia no Brasil e uma equipe de mais de 50 profissionais trabalhando no escritório do grupo na Ásia, responsáveis pela auditoria nas fábricas parceiras e inspeção dos lotes produzidos. O intuito é a análise da qualidade da matéria-prima e dos flash reports (potência do módulo) em toda sua fabricação.
De acordo com o executivo, o lançamento dos módulos com a marca Renovigi vai ao encontro da consolidação da companhia e também visando novas oportunidades do mercado, como se posicionar próximo aos planos do governo de ampliar o uso da energia solar na matriz elétrica brasileira, com linhas de financiamento para a população vulnerável.
“A tendência é de amadurecimento do mercado fotovoltaico no Brasil, que deverá ter uma popularização da solução no setor, tornando a solar cada vez mais comum e de fácil acesso para todos brasileiros”, concluiu.
Informações Técnicas do RENO H-550
RENO H-550: módulo monocristalino de 550 W
- Grau de proteção IP68;
- Eficiência do módulo de até 21,3%;
- Tecnologia anti-PID (Potencial Induced Degradation);
- Garantia de fabricação de 12 anos;
- Vida útil para performance de 25 anos