O CD (centro de distribuição) de geradores de energia solar da Renovigi em Jaboatão do Guararapes (PE) entrou em operação nesta quarta-feira (01), com uma cerimônia entre lideranças da companhia, colaboradores da filial e convidados externos.
Anunciada no fim do ano passado, a unidade de Pernambuco é a terceira da Renovigi no Brasil – as outras duas ficam em Navegantes (SC) e Louveira (SP) – e chega para atender ao crescente mercado fotovoltaico do Nordeste.
Na unidade, é feita a montagem dos equipamentos e a distribuição para as empresas instaladoras, reduzindo o tempo de entrega em até cinco dias para as regiões Norte e Nordeste.
Para Guilherme Costa, gerente executivo da Renovigi, o novo centro vai melhorar a logística de distribuição para a região, que representa 20% do faturamento da companhia.
“Ao reduzir os deslocamentos, ganhamos em eficiência, redução de possíveis avarias de transporte e também proximidade com nossos credenciados e clientes finais da região”, destacou.
De acordo com Costa, a região tem alto potencial de crescimento para a energia fotovoltaica, justamente por apresentar o maior índice de incidência solar do país. “A energia solar é relativamente nova no país”.
“Estamos vendo um amadurecimento deste mercado, e o marco regulatório da geração distribuída (Lei 14.300) vai trazer mais segurança jurídica para os consumidores. Ano passado tivemos recordes de crescimento, evolução considerável em relação a 2021. A tendência é que em 2023, este aumento continue de forma linear”, concluiu.