[gtranslate]

Renovigi passa por reestruturação e promete marca ainda mais forte

Ano tem sido de reestruturação, a fim de prepararmos a nova Renovigi que vem por aí
Renovigi passa por reestruturação e promete marca ainda mais forte no mercado

O ano ainda não terminou, mas já pode ser considerado como um divisor de águas para a Renovigi Energia Solar.

Em setembro, a empresa, uma das precursoras da energia fotovoltaica no Brasil, completou dez anos de existência com um marco expressivo: mais de 2,5 milhões de painéis solares e 90 mil geradores fotovoltaicos instalados, o que corresponde a uma potência instalada de 1 GW em sua primeira década de atuação.

No Brasil, a energia solar cresce a cada mês, tendo atingido, em setembro, 20 GW, terceira posição na matriz elétrica do país.

Em 2022, a Renovigi foi adquirida pela Intelbras, passando a fazer parte de um grupo com uma marca consolidada, que acumula 46 anos de atuação nos segmentos de segurança, comunicação e energia.

Concluído em março, o processo de aquisição trouxe um novo desafio, sobre o qual a empresa vem se desdobrando ao longo dos últimos meses. Afinal, uma mudança desse porte não se esgota de uma hora para outra.

O ano tem sido de reestruturação, a fim de prepararmos a nova Renovigi que vem por aí, ainda mais forte e com presença marcante no mercado.

Toda mudança gera angústia, e não seria diferente neste processo pelo qual a Renovigi está passando.

Com uma base de cerca de 4 mil integradores, é natural que algumas perguntas estivessem constantemente presentes na cabeça de quem, há muitos anos, conta com a empresa em seus projetos: afinal, qual é o futuro da Renovigi? Como será sua atuação daqui por diante?

A Renovigi segue como marca robusta no mercado, com uma política de canais estruturada e a certeza de que sua marca será preservada. Digo isso com a experiência de quem, nos últimos quatro anos, vivenciou o mercado de energia solar, e sempre enxergava a Renovigi como uma referência do setor.

Hoje, carrego a missão de conduzir esta reestruturação, e posso dizer que não foi à toa que a Intelbras realizou o movimento de aquisição. Afinal, a Renovigi é uma das empresas com mais tempo de estrada: são 10 anos de atuação no mercado solar, reconhecida por clientes e parceiros de renome.

Por outro lado, a Renovigi terá a seu lado a força de um grupo que já atua há mais de quatro décadas no país, e vai se beneficiar com a integração de alguns setores, principalmente na área de Pesquisa & Inovação (P&D), alvo de constantes investimentos, o que vai favorecer o lançamento de novos produtos e aprimoramento das tecnologias já existentes.

Em um mercado cada vez mais pulverizado como o solar, marca e tradição são valores fundamentais para quem vai fazer um investimento de longo prazo, adquirindo equipamentos que devem durar mais de 20 anos.

É fundamental para o cliente ter a garantia da assistência técnica, saber que poderá contar com a empresa daqui a 10, 15 ou 30 anos, caso seu equipamento precise de reparo ou manutenção. Garantia, portanto, é um valor que poucas empresas no mercado podem oferecer com tanta segurança, e a Renovigi é uma delas.

Acreditamos que a energia solar crescerá cada vez mais no Brasil, e a Renovigi acompanha este crescimento. Já dobramos a capacidade instalada em relação ao ano passado, e estamos caminhando para ocupar a segunda posição na matriz elétrica, ultrapassando a eólica.

O marco da GD (geração distribuída) trouxe segurança ao setor, e a taxação do fio, a partir de janeiro do ano que vem, não vai diminuir a procura. Novas tecnologias que estão em desenvolvimento no mundo vão baratear o custo dos equipamentos, tornando a energia solar cada vez mais atrativa.

Além disso, miramos um mundo em que as energias renováveis serão cada vez mais utilizadas, a fim de atingirmos as metas de redução das emissões de gases do efeito estufa necessárias para frear o aquecimento global.

Estamos pavimentando o caminho, e o que vem por aí é uma nova Renovigi, cada vez mais forte, com produtos próprios e garantia de futuro para seus parceiros e clientes finais.

Picture of Guilherme Coelho da Costa
Guilherme Coelho da Costa
Gerente executivo da Renovigi Energia Solar. Formado em ADM/Comércio Exterior pela Univali de Itajaí e pós graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV, Guilherme é um profissional com amplo histórico no mercado internacional, incluindo recorrentes idas à Ásia para relacionamento, negociações e feiras de nicho.
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.