27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

RN anuncia construção da maior usina solar fotovoltaica do estado

Governo firma parceria com empresa norueguesa para instalação do empreendimento, que deve gerar 1,2 mil empregos

Autor: 23 de fevereiro de 2022Baterias
RN anuncia construção da maior usina solar fotovoltaica do estado

Início das obras está previsto para abril deste ano. Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou parceria com a norueguesa Scatec para a construção da maior usina solar do estado e uma das maiores do Brasil, segundo Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec.

O projeto Mendubim, que será o maior empreendimento global da empresa na área de energia solar fotovoltaica, possui 532 MW de potência instalada e ocupará uma área de 1,2 mil hectares no município de Assu.

Com aportes de R$ 1,7 bilhão e início das obras previsto para abril, a construção vai durar 17 meses, gerando cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos ao longo do período, com prioridade para contratação de mão de obra local.

O complexo Mendubim é um dos mais de 40 projetos de energia solar com contrato fechado e assinado, previstos para operar no Rio Grande do Norte até 2026, representando um investimento total de R$ 7 bilhões.

Atualmente, de acordo com o Órgão, existem dois sistemas de grande porte em funcionamento no RN, uma em Assu e outra em Areia Branca. “Na conversa eles falaram do empreendimento e da intervenção social que acompanha seus projetos. Por meio de sua assessoria, o governo apresentou reivindicações com relação à mão de obra feminina, incorporação de setores excluídos ao projeto”, disse o vice-governador Antenor Roberto.

“É um complexo que vai ter aproveitamento máximo de mão de obra local, inclusive com a capacitação que for necessária. A preocupação deles com o social, com a preservação do meio ambiente, com as questões sociais é simplesmente a melhor do mundo”, destacou Jaime Calado, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Sobre a Scatec

Fundada em 2007, com sede em Oslo, a Scatec está presente em 23 países. A empresa desenvolve, constrói, mantém e opera usinas solares, eólicas e hidrelétricas e soluções de armazenamento.

Em 2017, a companhia firmou parceria com a Equinor para o desenvolvimento de parques solares no Brasil. “Esperamos ser um bom vizinho”, disse Roar Haugland, diretor-executivo da Scatec.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.