Há 10 anos, as comunidades ribeirinhas de Tumbira e Santa Helena do Inglês contavam com energia por apenas 11 horas por dia, mas isso é coisa do passado. Isso porque a Schneider Electric, em parceria com a Stäubli, modernizou o projeto Villa Smart implantado na localidade.
Com as ações das empresas, as duas comunidades começaram a contar com energia limpa 24 horas por dia através de um sistema fotovoltaico off-grid. A modernização se deu por meio do Programa de Acesso à Energia que realiza ações para assegurar a eletrificação rural coletiva e individual.
Para a modernização do sistema, a Stäubli doou os conectores MC4. Segundo Bruno Caumo, coordenador de Comunicação e Marketing da Stäubli, a parceria para a Villa Smart é o começo de novos projetos que vão surgir na região em conjunto com a FAS (Fundação Amazônia Sustentável). “Estamos estudando novas parcerias que serão divulgadas futuramente, a Villa Smart é uma ótima referência para continuarmos levando energia para região”, explica.
A parceria feita com a Fundação Amazônia Sustentável permite avanços aos moradores da região, promovendo autonomia, benefícios para a educação de empreendedores da bioeconomia local.
Impactos bioeconômicos
Antes do projeto chegar até as comunidades, além dos moradores terem as horas contadas para serviços essenciais, como postos de saúde e escolas, o custo familiar médio era de R$ 104,40. A emissão de gases poluentes também era maior e chegavam há duas toneladas, a média mensal de combustíveis fósseis era 1,2 mil litros de diesel por dia. Com a Villa Smart o custo familiar caiu para R$ 55,68. Além disso, o consumo de diesel caiu 50% e a formação técnica dos ribeirinhos expandiu-se para 19 comunidades.
Tecnologia Inteligente
A Villa Smart emprega painéis solares e armazenamento da energia em baterias. Para isso, é utilizado energias renováveis em substituição dos geradores a diesel reduzindo o índice de emissões de CO2. Além da instalação do sistema fotovoltaico, a Schneider se comprometeu em qualificar os moradores quanto ao manuseio da tecnologia, à conservação e à manutenção do produto.
Atualmente, o modelo de energia oferecido pelo sistema brasileiro possui barreiras que impedem que pequenos povoados tenham acesso à eletricidade, como é o caso de cerca de 4 mil localizadas no Estado do Amazonas.
Uma resposta
Faltaram fotos ilustrativas e dados populacionais. Gratíssimo ✋