7 de maio de 2021

Carrinho

Shoppings centers investem na instalação de sistemas FV

Tecnologia tem ajudado empreendimentos a reduzir custos e manter a sustentabilidade dos negócios

Autor: 28 de abril de 2021Brasil
Shoppings centers investem na instalação de sistemas FV

A instalação de sistemas fotovoltaicos em shoppings centers vem se tornando uma realidade cada vez mais presente no Brasil. Além de fornecer energia limpa e renovável, a tecnologia também vem sendo utilizada pelos centros de compras que procuraram reduzir seus custos operacionais.

Previsto para ser inaugurado dentro de algumas semanas, o Palladium Shopping Center, em Umuarama (PR), por exemplo, é um dos empreendimentos brasileiros que contará com uma planta de energia solar 100% sustentável em suas instalações. No local, toda a eletricidade consumida pelas áreas comuns será abastecida por um sistema com mais de 3,2 mil módulos. 

Segundo o Shopping, a tecnologia vai evitar a emissão de cerca de 1.270 toneladas de CO₂ na atmosfera por ano, o equivalente ao plantio de 7,8 mil árvores. O sistema projetado também é autossustentável e garante energia suficiente para abastecer o empreendimento inteiro. 

Em Porto Belo (SC), o Porto Belo Outlet Premium, é outro shopping que aderiu ao uso da energia solar para atender os clientes em sua área comum. Em dois anos de uso, o projeto já gerou mais 1,6 mil MW/h e evitou a emissão de 204 toneladas de CO₂ na atmosfera. Por lá, funcionam cerca de 1,9 mil módulos solares de 330W e nove inversores de 60 kW cada. 

Em 2020, um dos investimentos que também aderiu a energia solar foi o Shopping da Cidade, na cidade de Teresina (PI). O projeto foi idealizado pela prefeitura e foi executado com recursos próprios do município. A previsão é de que o retorno dos investimentos ocorra em um período de até dois anos.

Além dos shoppings centers, outras áreas, como hospitais e até mesmo o próprio exército brasileiro, também estão investindo forte na geração de energia por meio da fonte solar. Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), mais de R$ 20 bilhões deverão ser investidos no setor em 2021.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas, com experiência em reportagem diária e produção de conteúdo em mídias: impressa, online, rádio e televisiva.

Comentar