21 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Solar impulsiona crescimento da matriz elétrica e energética brasileira em 2022

Estudo do MME aponta expansão recorde das fontes renováveis intermitentes, com ênfase na geração fotovoltaica

Autor: 4 de outubro de 2023outubro 6th, 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Solar impulsiona crescimento da matriz elétrica e energética brasileira em 2022

Foto: Unsplash

O Brasil aumentou a participação das fontes renováveis na oferta interna de energia e de eletricidade entre os anos de 2021 e 2022, revela um novo relatório publicado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) nesta terça-feira (03).

De acordo com o estudo, o índice de renovabilidade da matriz energética atingiu a marca de 47,4% (contra 14,4% no mundo) e de 87,9% no caso da matriz elétrica (contrastando com o índice médio mundial de 28%).

Na matriz energética, a fonte hidráulica observou acréscimo de 14% no ano, com outras renováveis (incluindo solar e eólica), avançando 20% no período. Já na matriz elétrica, a geração hidráulica avançou 17,7%, enquanto que a eólica cresceu 12,9% e a solar registrou um aumento expressivo de 79,8%.

O estudo apontou ainda que o ano de 2022 foi marcado por uma expansão recorde das fontes renováveis intermitentes, com ênfase na geração solar através da modalidade de micro e minigeração distribuída.

O documento revelou também que o aumento da geração solar ao longo do ano passado foi superior ao observado em 2021, que foi de 55,9%, e esteve pautado pela consolidação do arcabouço legal da GD (geração distribuida), gerando um aumento de instalação de energia fotovoltaica nos setores residencial e comercial.

“Esse resultado indica uma diminuição nas perdas associadas à transformação e distribuição e uma melhor eficiência no uso da energia para atendimento às demandas do país”, avaliou o MME.

Segundo a Pasta, além dos avanços na geração elétrica a partir de fontes renováveis, houve um acréscimo na capacidade instalada de geração elétrica, que atingiu 206,4 GW em 2022, o que representa um índice 8,3% superior a 2021, com as renováveis representando mais de 95,0% da expansão total (15,9 GW).

Estudo do MME

A Resenha Energética Brasileira é uma publicação anual do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética, da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento.

Este ano, o documento inclui adicionalmente o tema Eficiência Energética, disponibilizando também uma plataforma virtual para apresentação dos dados, em formato de relatórios interativos, cujo acesso se dá a partir do endereço eletrônico do MME.

Acesse o documento completo, clicando aqui.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.