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Solar irá compensar gastos de 98% das lojas da Extrafarma

O sistema fotovoltaico, localizado na cidade de Cedro (CE), possui capacidade de 2,6 MWp
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03-05-22-canal-solar-Solar irá compensar gastos de 98% das lojas da Extrafarma
A usina da Extrafarma evitará a emissão de 650 toneladas de CO². Foto: Envato Elements

Empresas de diferentes segmentos estão cada vez mais apostando em projetos que vão ao encontro do consumo sustentável de energia. A Extrafarma, rede composta por aproximadamente 400 farmácias distribuídas por 10 estados do Brasil, é uma delas.

Entre as ações do grupo está a contratação de 5,6 GWh anuais junto à GreenYellow, que construiu uma usina solar na cidade de Cedro (CE). Na modalidade de autoconsumo remoto, o empreendimento injetará energia na rede da distribuidora local que abastece 89 unidades da farmacêutica, representando 98% das lojas no estado.

O contrato é composto pelo aluguel da planta, operação e manutenção, com vigência de 10 anos. No total, o complexo conta com 2.520 mil painéis e tem capacidade de 2,6 MWp, suficiente para evitar a emissão de 650 toneladas de CO² no ambiente no mesmo período.

A empresa de varejo farmacêutico já vinha trabalhando com GD (geração distribuída) desde 2020, quando contratou pela primeira vez a eletricidade equivalente ao volume gerado em usinas solares. “Este é o quarto sistema conectado e que faz parte dos contratos de fornecimento de energia assinados pela Extrafarma, os quais atendem os estados do Ceará, Pará, Maranhão e Pernambuco”, disse Rodrigo Reis, gerente executivo de engenharia e expansão da Extrafarma.

Segundo Roberto Zerkowski, diretor-presidente da GreenYellow, a ampliação da adesão à fontes renováveis, como no caso da solar, é fundamental para se chegar, no futuro, ao equilíbrio e à sustentabilidade. “O fato de estarmos vivendo uma crise hídrica e, consequentemente, energética no país, precisa nos fazer abrir os olhos para as alternativas sustentáveis que temos à disposição”, ressaltou.

“A expectativa é que mais empresas optem pela diversificação do seu portfólio energético nos próximos anos, não apenas por uma questão econômica, mas também de preservação do meio ambiente”, concluiu Zerkowski.

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Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

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