“A fábrica está atualmente em seu primeiro estágio operacional e o segundo já está em processo de expansão. Nesta segunda etapa, vamos praticamente dobrar o tamanho da fábrica e todas as linhas de produção ficarão dentro desta nova unidade”.
É o que afirmou Gilberto Camargos, diretor-executivo da SolaX Power no Brasil. Em entrevista ao Canal Solar, ele discorreu sobre os diferenciais do empreendimento da empresa, localizado em Zheijang, na China.
Inaugurado em 2022, a capacidade produtiva é de 30 GW (8,76 milhões de unidades anuais) em inversor e 7,4 GW (7,3 milhões de unidades anuais) em baterias. No total, foram investidos em torno de US$ 200 milhões.
Segundo ele, a fábrica ocupa uma área de 100 mil m² e possui 2 mil colaboradores, com mais de 590 colaboradores distribuídos em quatro centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
Com uma produção totalmente automatizada, a unidade fabrica inversores, baterias e acessórios de sistemas de armazenamento, com 30 linhas de produção de ponta e 12 linhas de produção SMT automáticas.
“O principal diferencial é ser uma fábrica totalmente verde, digital e inteligente, o que garante uma interconexão perfeita entre equipamentos, pessoal e tecnologia. Toda a operação é centrada em pedidos, pela procura do cliente, o que garante a eficiência e qualidade de produção”, ressaltou Camargos.
De acordo com o executivo, trata-se de um modo de produção adaptado e personalizado para reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto e atingir sua uniformização.
“Com um agendamento totalmente digitalizado e inteligente, é possível ter um conhecimento profundo das necessidades dos clientes, com a visualização dos pedidos e rastreabilidade de ponta a ponta”, disse.
Aprimoramento dos equipamentos
O diretor-executivo da SolaX Power ainda comentou sobre pioneirismo da companhia no setor global de inversores híbridos, já que colocaram o primeiro inversor híbrido no mercado asiático, em 2013.
“Temos como foco a gestão e o aprimoramento constante dos produtos. E foi com esse intuito que inauguramos essa fábrica com produção totalmente automatizada e inteligente, que contribui para a eficiência de todo o processo produtivo e qualidade superior dos produtos, entregando ao mercado o que há de melhor neste segmento”, pontuou.
“E com uma fábrica tão diferenciada, a empresa e toda a cadeia ganham em informatização da gestão, automatização da logística, mecanização da produção e uniformização do design”, conclui Gilberto Camargos.
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