O mercado brasileiro presenciou, no primeiro trimestre de 2023, a ampliação do portfólio da fabricante de inversores fotovoltaicos Solis, que apresentou novidades em sua linha de produtos.
A companhia integrou em seu catálogo de produtos inversores on-grid com compatibilidade de módulos até 700 W, soluções para usinas em solo e inversores com armazenamento de energia.
Segundo a empresa, o objetivo dos lançamentos é oferecer novas tecnologias, que visam modernidade e melhor eficiência para o mercado brasileiro de energia fotovoltaica.
Em seu novo portfólio, a Solis apresenta uma linha projetada exclusivamente para o Brasil, a linha Solis-(50-75)K-LV-5G-PRO conta com inversores de 50 kW, 60 kW e 75 kW com tensão de saída em 220 V.
De acordo com a empresa, o destaque fica para o modelo de 75 kW de potência, produto ideal para instalações que desejam maximizar a produtividade do sistema fotovoltaico no limite da microgeração.
“A tensão de saída em 220V dos inversores elimina a necessidade de transformadores em muitas regiões do Brasil, simplificando as instalações e reduzindo custos”, pontuou a fabricante.
A nova linha possui sobrecarga mínima de 50% e 40 A de corrente de entrada, o que possibilita que módulos com potência acima de 600 W sejam conectados em uma ou mais entradas do inversor por MPPT.
Todos os inversores da nova linha contam com itens de segurança, como a AFCI (proteção contra arcos-elétricos), DPS (dispositivo de proteção contra surto) tipo II e monitoramento individualizado por string, permitindo maior confiabilidade na operação e eficiência na O&M.
Inversores para sistemas de armazenamento de energia
Para os sistemas de armazenamento de energia, entre os novos lançamentos estão inversores off-grid, híbridos e de retrofit. Todos os modelos já possuem homologação junto ao Inmetro e podem ser comercializados no mercado nacional.
De acordo com a fabricante, seus inversores podem ser usados por clientes que desejam atualizar uma instalação on-grid para um sistema híbrido, permitindo que a bateria seja carregada pela rede elétrica junto com um inversor on-grid tradicional.
Para redes monofásicas, a Solis fornece inversores da linha S6-EH1P(3-6)K-L-EU para aplicações residenciais em 220 V e com baterias de 48 V. Já para redes trifásicas, a linha S6-EH3P(5-10)K-H-EU em 380V pode ser utilizada com bancos de baterias de até 600V.
A linha S6 de inversores híbridos oferece a possibilidade de conexão de até seis inversores em paralelo. Essa conexão permite construir sistemas de armazenamento de maior capacidade e alimentar cargas com maior demanda de energia e por um maior período de tempo.
Soluções para usinas fotovoltaicas
A fabricante também lançou um inversor string, o S6-GU350K-EHV, com potência nominal de saída de 350 kW, tensão de nominal de operação em 800 Vca e 1500 V para as strings fotovoltaicas, destinadas à sistemas de usinas de minigeração distribuída ou geração centralizada.
“Serão disponibilizados dois modelos do S6-GU350k-EHV para o mercado brasileiro, com 12 e 16 mppts cada um. Cada mppt possui duas entradas eliminando o uso de fusíveis na instalação e são compatíveis com todos os módulos 600W+ encontrados no mercado”, informou a empresa.
Com grau de proteção IP66 e alto nível de proteção a corrosividade (C5), permite que o modelo opere com alto rendimento em ambientes com extremos de temperatura, umidade, salinidade ou poluição atmosférica.
Para mais detalhes e informações sobre os produtos, acesse o site oficial.