25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

String box da Weidmüller reduz em até 50% o número de conexões

PV Next traz um menor consumo de material e elimina erros de conexões e crimpagens mal executadas

Autor: 27 de dezembro de 2023Mercado
3 minutos de leitura
String box da Weidmüller reduz em até 50% o número de conexões

PV Next, da Weidmüller. Imagem: Weidmüller/Divulgação

Mensalmente, um júri selecionado por especialistas no setor fotovoltaico indica soluções com destaques tecnológicos no mercado com o objetivo de enaltecer os melhores produtos. Entre os equipamentos inovadores está a String Box PV Next, da Weidmüller.

Conforme palavras do comitê de avaliação, as string boxes convencionais são conhecidas por serem uma causa comum de falhas em sistemas fotovoltaicos, em geral pelo alto número de conexões de corrente contínua que são necessárias.

De acordo com os especialistas, por considerar em sua construção o conceito de conexões via PCI (Placa de Circuito Impresso), a PV Next reduz em até 50% o número de conexões, sem falar da utilização de conectores mola sem a necessidade de torqueamento para instalação.

Farid Samara, engenheiro mecânico com cinco anos de experiência em geração de energia eólica e gerenciamento de projetos, destacou que a solução da fabricante oferece uma flexibilidade e segurança para inversores e módulos no momento da instalação.

PV Next evita a aglomeração de cabos. Imagem: Weidmüller/Divulgação

Empresa investiu em solução inovadora para o mercado. Imagem: Weidmüller/Divulgação

A PV Next evita assim aglomeração de cabos, com melhoria da dissipação térmica, traz um menor consumo de material e elimina erros de conexões e crimpagens mal executadas, o que pode condenar os projetos e trazer grandes riscos.

Além de tais menções, o produto – que recebeu o destaque “Highly Commended” pela revista PV Magazine Global – conta com um projeto seguro para atuação em casos de quedas de raios, facilitando a manutenção pelos instaladores e operadores do sistema.

Segundo a Weidmüller, as soluções atendem todas as normas necessárias para o mercado fotovoltaico. Conheça alguns modelos no link.

PV Next oferece flexibilidade e segurança para inversores e módulos. Imagem: Weidmüller

PV Next oferece flexibilidade e segurança para inversores e módulos. Imagem: Weidmüller

Mais sobre a comissão de avaliação

Farid Samara ajudou operadores e empresas a reduzir o custo de manutenção e aumentar a vida útil operacional dos equipamentos. Atualmente, é engenheiro na DNV, empresa de consultoria que se propõe em aumentar o desempenho de projetos solares.

Cherif Kedir, CEO e presidente da RETC (Renewable Energy Test Center), fornecedora de serviços de engenharia e testes de certificação para energia fotovoltaica e renovável, também participou do comitê. O executivo é um veterano do setor de energia solar com mais de 13 anos de experiência em desenvolvimento de produtos.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.