O Brasil encerrou o mês de outubro com quase 8 GW em empreendimentos de geração inaugurados em 2023. Ao todo, já são 7,79 GW no acumulado do ano, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Segundo a Agência, as fontes eólica e a solar centralizadas responderam por 89,8% desse avanço, com a entrada em operação de 7 GW nos últimos 10 meses.
Até outubro, em 19 estados do Brasil, houve um aumento na quantidade de energia gerada. Os estados que mais se destacaram nesse aumento foram, Rio Grande do Norte (com 1,95 GW), Bahia (com 1,93 GW) e Minas Gerais (com 1,81 GW).
No recorte apenas para o mês de outubro, o Rio Grande do Norte teve o maior aumento, com 161,4 MW a mais, seguido de perto por Piauí (153,9 MW), Bahia (152,5 MW) e Pernambuco (150,0 MW). Além disso, Mato Grosso do Sul também contribuiu com um aumento de 21,5 MW de uma usina termelétrica.
Capacidade instalada
Atualmente, o Brasil conta com um total de 195,7 GW de energia sendo monitorada, de acordo com informações do SIGA (Sistema de Informações de Geração da ANEEL),que é atualizado todos os dias com dados de usinas em funcionamento e projetos em construção que foram autorizados.
Dentro desse total de energia em funcionamento, a plataforma aponta que 83,8% das usinas produzem energia de fontes renováveis.