27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Volvo aposta no mercado de veículos híbridos e elétricos no Brasil

País foi o segundo em que a marca sueca tirou de linha todos os carros movidos a combustão

Autor: 13 de julho de 2021Veículos elétricos
Volvo aposta no mercado de veículos híbridos e elétricos no Brasil

Cada vez mais montadoras estão apostando na mobilidade elétrica. O grupo Stellantis e a Volkswagen, por exemplo, já aderiram a esta tendência, e, recentemente, chegou a vez da Volvo divulgar que todos os seus modelos vendidos no Brasil contarão com tecnologia limpa e renovável.

De acordo com a empresa, o plano é comercializar apenas veículos híbridos e elétricos a partir deste ano. O país foi o segundo em que a marca sueca tirou de linha todos os movidos a combustão. O primeiro foi a Noruega. 

Leia mais: 2020 foi o melhor ano para a mobilidade elétrica no Brasil

Para se ter uma ideia, com 3.874 unidades vendidas no Brasil de janeiro a junho, a Volvo obteve seu melhor semestre em vendas no país – crescimento de 44,2% em relação ao mesmo período de 2020. 

Um dos fatores que está contribuindo com essa alta é, justamente, os modelos sustentáveis. De acordo com o grupo, sete em cada dez carros híbridos plug-in comercializados no Brasil são Volvo.

Outra meta da companhia é ter pelo menos mil pontos de recarga instalados no país, ainda em 2021. Os mesmos serão interligados ao Waze e Google Maps e podem ser utilizados por automóveis de qualquer marca.

Ademais, a marca anunciou que continuam trabalhando globalmente para ter uma linha com 50% dos veículos eletrificados até 2025 e 100% até 2030

Leia mais: Carros a combustão perdem espaço e 74 milhões de VEs serão vendidos por ano até 2050

Novidades

No primeiro semestre, a Volvo iniciou as vendas do seu primeiro modelo 100% elétrico, no caso o XC40 Recharge Pure Electric. O SUV entrou em pré-venda no Brasil em maio e as primeiras unidades serão entregues em solo nacional a partir de setembro. Já para 2022, deverão lançar no país o C40, que também conta com propulsão elétrica.

Consumidores apostam em modelos híbridos

Thavia Farias, CEO da Softeo Tecnologia, é uma das consumidoras que já está apostando nos modelos híbridos da Volvo. Inclusive, optou por vender um carro movido a diesel para investir nesta tecnologia renovável.

“O meu estilo de vida sempre foi de respeito à natureza. Em casa, reciclo quase tudo. Economizo água, energia e tudo o que posso. E na rua, não poderia ser diferente. O automóvel a diesel perdeu muitas das suas vantagens em função da alta do preço do combustível e a manutenção do motor, que vai ficando cada vez mais cara a cada revisão”, apontou. 

“A autonomia do Volvo híbrido com sua bateria 100% carregada, por exemplo, dispensa o abastecimento de combustível fóssil durante o dia a dia, como idas ao supermercado, escritório, shoppings e restaurantes”, ressaltou Thávia. 

Ademais, destacou que o carro se auto carrega usando as frenagens, o que aumenta mais ainda a autonomia. “Em viagens, o mesmo utiliza o motor a combustão de uma maneira mais eficiente, chegando a percorrer até 18 km com um litro de combustível contra 14 km do modelo que eu tinha a diesel, que era mais leve (1,5 T) e com menos potência (173 CV) – contra o Volvo de 2,2 T e 262 CV”. 

Outro ponto enfatizado pela empresária é que o carregamento do motor elétrico é gratuito em todos os eletropostos da Volvo e é fácil de carregar em casa. 

Pensando a longo prazo, ela projeta que motorização a combustão ficará no passado. “Vários países e montadoras já estão se preparando para eletrificação de 100% de sua frota. É preciso dar este passo, contagiar a população ao nosso redor e tirar o mito que o carro híbrido é só para poucos e para ricos. Consegui o meu primeiro antes dos 30 anos e sem precisar de ajuda financeira de outras pessoas”, concluiu

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.