5 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Wisebyte usa inteligência artificial para criar soluções para o setor de energia

Empresa está de olho na expansão dos mercados livre e de geração distribuída no Brasil

Autor: 6 de julho de 2023Setor Elétrico
3 minutos de leitura
Wisebyte usa inteligência artificial para criar soluções para o setor de energia

Empresa está de olho na abertura do mercado livre de energia e na expansão da GD solar. Foto: Freepik

A Wisebyte, braço de tecnologia do grupo Delta Energia, chega ao mercado para oferecer soluções de software e hardware para os setores de energia e telecomunicações utilizando inteligência artificial, com os olhos voltados para abertura do mercado livre de energia e para a expansão do segmento de geração solar distribuída.

Segundo Alfredo Silva, diretor de Tecnologia da Delta Energia, a tecnologia será a mola propulsora para suportar o crescimento desses mercados.

“A gente entende que o setor de energia vai passar por um processo de disrupção. Vemos a quantidade de comercializador varejista entrando no mercado, ano que vem já tem uma motivação muito grande por conta do mercado livre e a gente sabe que lá na frente vai ter a abertura do mercado para todos os consumidores”.

Silva se refere a abertura do mercado livre de energia elétrica para empresas do Grupo A, que a partir do próximo ano vão poder escolher o próprio fornecedor de energia, se assim desejarem.

Hoje o mercado livre tem pouco mais de 30 mil unidades consumidoras e com essa abertura mais de 72 mil novas unidades poderão aderir a essa modalidade. Entende-se, portanto, que a tecnologia será fundamental para fazer a gestão de um volume tão grande de consumidores.

A Wisebyte também atua no segmento de geração solar distribuída, que está em crescimento acelerado no Brasil. A solução da empresa permite fazer toda a gestão de uma usina fotovoltaica, com comunicação direta com inversores, módulos e estações solarimétricas. O portfólio contempla inteligência para medição de energia e billing – sistema que realiza operações relacionadas ao faturamento do consumo do cliente.

Para o consumidor, a empresa desenvolveu um medidor inteligente e um software capaz de visualizar o consumo em tempo real e apontar os maiores ofensores por grupo de equipamentos domésticos.

“Toda a nossa estratégia é empoderar o consumidor para que ele possa ter uma melhor gestão energética e consiga ter na palma da mão o que ele pode fazer para reduzir o consumo”, disse Paulo Reis, sócio-fundador e CTO da Wisebyte.

A Wisebyte é a nova marca da BestDeal Technologies – empresa com mais de 14 anos de mercado que foi adquirida pela Delta em março de 2022. A Wisebyte tem uma carteira consolidada no ramo de telecomunicações e agora quer ser referência em soluções tecnológicas para o setor elétrico.

“A gente quer participar dessa revolução do setor, não simplesmente surfar essa onda, mas contribuir para que o setor elétrico possa passar por essa revolução e seja melhor no futuro para os consumidores”, disse Reis.

Ele acrescenta que a Wisebyte foi a primeira empresa de tecnologia no Brasil a desenvolver todo o processo de criação da marca utilizando a IA, como o nome, a paleta de cores e inclusive a base para o texto que define o propósito da companhia.

“A inteligência artificial está no nosso DNA, algo que transmite o que nós somos, o que a gente faz, todo produto que a gente desenvolve, seja para telecomunicações ou energia”, afirmou Reis.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.