30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Vale a pena ajustar a angulação dos módulos solares nos telhados?

Saiba qual a relevância de projetar a angulação dos módulos solares nos telhados

Autor: 5 de maio de 2019maio 27th, 2021Artigos técnicos
4 minutos de leitura
Vale a pena ajustar a angulação dos módulos solares nos telhados?

Em meus cursos de energia solar na UNICAMP (http://www.cursosolar.com.br) sempre repito aos alunos que qualquer adaptação para ajustar o ângulo de inclinação ou a orientação dos módulos fotovoltaicos instalados em telhados, além de desnecessária, pode ser perigosa. O melhor mesmo é sempre instalar os módulos na própria inclinação do telhado. Essa recomendação vale para sistemas residenciais, comerciais ou industriais, em qualquer tipo de telha: cerâmica, metálica, calhetão ou qualquer outro.

Estudos com PVSyst podem ser realizados para determinar o ângulo correto de instalação dos módulos fotovoltaicos. Em cidades como São Paulo, por exemplo, o ideal é a colocação dos módulos com inclinação de 25o em relação ao plano horizontal. Os telhados residenciais, com telhas do tipo colonial ou portuguesa, normalmente têm inclinações não muito maiores do que 15o. Já os telhados metálicos costumam ter inclinações entre 5o e 10o.

Adaptações com estruturas metálicas para inclinar os módulos em alguns poucos graus ou para tentar orientar os módulos para o Norte adicionam um custo desnecessário às instalações fotovoltaicas em telhados. O resultado é pífio, produzindo pouco efeito prático no aumento da geração de energia.

Nos telhados, devido à limitação de área, os espaçamentos entre as fileiras de módulos são pequenos, o que impede a instalação com um ângulo de inclinação muito elevado — o que produziria perdas por sombreamento nos módulos. A solução seria inclinar os módulos com um ângulo reduzido, havendo pouca ou nenhuma vantagem nisso.

Quando, então, os módulos devem ser inclinados com o ângulo ideal para a localidade (por exemplo: 25o em São Paulo)? Essa modalidade de instalação do tipo “shed” deve ser usada apenas quando há muita área disponível, permitindo espaçar adequadamente as fileiras de módulos. Esse é o caso de usinas solares construídas em solo, como ilustra a Figura 1.

Figura 1: Exemplo de usina solar em solo. Neste caso os módulos devem ser inclinados com o melhor ângulo indicado para a localidade

Figura 1: Exemplo de usina solar em solo. Neste caso os módulos devem ser inclinados com o melhor ângulo indicado para a localidade

Em telhados planos ou lajes muito grandes, normalmente encontrados em prédios comerciais, a instalação de sheds também pode ser feita, mas com ressalvas: nas lajes os sheds devem estar solidamente apoiados sobre sapatas de concreto fixadas à laje com cola química. Além de evitar a furação da laje, as sapatas adicionam peso adicional à estrutura, tornando-a mais resistente à força do vento. Se a instalação for feita em telhado, necessariamente os suportes de fixação dos módulos devem ser fixados às estruturas dos telhados e não às telhas.

Instalações como a das Figuras 2 e 3, por exemplo, não oferecem a fixação adequada na ocorrência de vendavais. Os parafusos brocantes (que vemos em detalhe na Figura 3) são fragilmente fixados às telhas, não oferecendo qualquer resistência ao arrancamento vertical em caso de vendaval.

Figura 2: Sistema de ajuste da inclinação de módulos fotovoltaicos com apoio direto sobre a telha e fixação por parafuso brocante

Figura 2: Sistema de ajuste da inclinação de módulos fotovoltaicos com apoio direto sobre a telha e fixação por parafuso brocante

Figura 3: Estrutura fragilmente fixada sobre a telha metálica com parafusos auto-brocantes

Figura 3: Estrutura fragilmente fixada sobre a telha metálica com parafusos auto-brocantes

Em sistemas como os mostrados nas Figuras 2 e 3 pode ser que nunca ocorra nenhum incidente. Entretanto, em situações extremas (e ainda assim previsíveis) podem ocorrer resultados como os mostrados nas Figuras 4 e 5 logo a seguir.

Figura 4: Painéis solares fotovoltaicos que não resistiram à invencível força do vento. Incidente ocorrido em Campina Grande (PB)

Figura 4: Painéis solares fotovoltaicos que não resistiram à invencível força do vento. Incidente ocorrido em Campina Grande (PB)

Figura 5: Incidente ocorrido no dia 03/02/19 em Rio Verde (GO)

Figura 5: Incidente ocorrido no dia 03/02/19 em Rio Verde (GO)

Em resumo, não é recomendável utilizar estruturas para o aumento da inclinação dos módulos quando são instalados em telhados. A melhor estratégia é acompanhar a própria inclinação das telhas, mesmo que pequena.

A seguir, mais alguns exemplos de instalações que não são recomendáveis – feias e disfuncionais:


 

Seja um parceiro do Canal Solar. Fale conosco: [email protected]

 


 

Marcelo Villalva

Marcelo Villalva

Especialista em sistemas fotovoltaicos. Docente e pesquisador da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Coordenador do LESF - Laboratório de Energia e Sistemas Fotovoltaicos da UNICAMP. Autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações".

Um comentário

  • Somos uma fábrica de soluções customizadas atendendo as normas NBR (ABNT) em suportes (fixadores) produzidos em ALUMÍNIO e AÇO CARBONO GALVANIZADO A FOGO, agregamos em nossos produtos QUALIDADE E CUSTO BENEFICIO, e custo benefício superando as expectativas do mercado nacional e internacional, contamos com equipe técnica com experiência de 32 anos de mercado, voltado a energias renováveis.
    Nossos produtos são fabricados com sistema de rastreabilidade e procedência da matéria prima e produto acabado, para garantir a qualidade individual de cada acessório, estamos à disposição para uma visita técnica e apresentar nosso produto no sentido de firmar uma parceria, onde superamos as expectativas de mercado.
    Estamos desenvolvendo linha, para carport e grandes coberturas de painel solar, isento garantindo a estanqueidade.
    Bons negócios, Sucesso. [email protected]

    Eng. Manassés 41 9 9856 6200

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.