30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

GD solar atinge a marca de 6 GW em potência instalada

Potência instalada da fonte solar praticamente dobrou no Brasil em menos de um ano

Autor: 28 de junho de 2021Brasil
2 minutos de leitura
GD solar atinge a marca de 6 GW em potência instalada

A GD (geração distribuída) de energia solar acaba de bater a marca de 6 GW de potência instalada no Brasil. É o que aponta o levantamento feito pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Atualmente, são cerca de 652,7 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos de mais de 518,5 mil usinas fotovoltaicas, instaladas em 5.328 municípios. 

A região com maior potência é a Sudeste, com 2,18 GW, seguida pela Sul, com 1,32 GW, e pela Nordeste, com 1,15 GW. Já as regiões Centro Oeste e Norte possuem 1,01 GW e 0,34 GW, respectivamente. 

Entre as classes de consumo, a residencial ocupa o primeiro lugar no ranking, com 2,45 GW de potência instalada. Em segundo lugar está a classe comercial, com 2,17 GW, seguida da rural, com 0,8 GW.

O levantamento também apontou que Minas Gerais é o estado brasileiro que mais produz energia solar até o momento, com 1,06 GW em potência. Atualmente, o estado possui mais de 93,9 mil unidades geradoras e cerca de 127,7 mil unidades consumidoras recebem crédito.

Logo atrás aparecem São Paulo e Rio Grande do Sul, com 0,75 GW  e 0,74 GW em potência instalada, respectivamente. Os paulistas contam com mais de 81,4 mil sistemas fotovoltaicos e cerca de 94,6 mil UCs recebendo créditos, enquanto que os gaúchos possuem 71,2 mil usinas solares em funcionamento e pouco mais de 88,7 mil UCs.

Energia solar em ascensão

A marca histórica de 6 GW em GD solar apenas reforça o crescimento astronômico do setor, que viu sua potência instalada praticamente dobrar em menos de um ano, conforme os dados da ANEEL.

As estatísticas mostram que o Brasil possuía apenas 3,4 GW em junho do ano passado e evidenciam que o crescimento da fonte fotovoltaica tem ocorrido de maneira exponencial.

Foram 2,6 GW em GD solar gerados nos últimos onze meses, por meio de sistemas instalados em residências, comércios, zonas rurais, entre outras. Em outubro de 2020, a barreira dos 4GW foi batida e, cinco meses depois, em março de 2021, a dos 5 GW.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.