30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Energia solar é a fonte com maior previsão de crescimento para 2022

Participação da fonte na matriz energética deve alcançar a marca dos 4% neste ano, segundo boletim do MME

Autor: 18 de agosto de 2022agosto 22nd, 2022Indicadores
2 minutos de leitura

O Brasil deverá ter até o final deste ano um aumento significativo da participação das fontes renováveis na matriz energética, sobretudo por causa da continuidade do crescimento de fontes como a solar fotovoltaica e a eólica

É o que apontam os dados apurados pelo Canal Solar, com base em informações divulgadas pelo novo Boletim Mensal de Energia do MME (Ministério de Minas e Energia), publicado no começo da noite desta quarta-feira (17). 

Conforme o estudo, espera-se para 2022 um aumento de 3% na OIEE (Oferta Interna de Energia Elétrica), sendo as fontes de energia renováveis responsáveis por mais de 84% na matriz elétrica brasileira.

Dentre todas as fontes listadas, a solar é a que conta com a maior previsão de crescimento para o ano: 60% em relação a 2021 – um percentual de crescimento acima do previsto para as demais fontes, como eólica (12,2%), hídrica (5,28) e de biomassa (4,87%). 

O trecho do documento também mostra que as demais fontes poluentes de energia também deverão ter sua participação na matriz reduzida até o final do ano, com destaque para as usinas de carvão, que devem sofrer uma queda de mais de 40% em relação a 2021. 

Já as energias produzidas a partir de usinas nucleares e de gás industrial deverão se manter em percentuais iguais aos que terminaram o ano passado. Confira a tabela abaixo: 

Projeção de participação das fontes de energia. Foto: MME/Reprodução

Projeção de participação das fontes de energia. Foto: MME/Reprodução

Boletim Mensal de Energia

O Boletim Mensal de Energia é um produto do DIE (Departamento de Informações e Estudos Energéticos), da SPE (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético) do MME (Ministério de Minas e Energia), que tem como objetivo acompanhar um conjunto de variáveis energéticas e não energéticas capazes de permitir razoável estimativa do comportamento mensal e acumulado da demanda total de energia do Brasil.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.