Ministro diz que apagão foi causado por dois eventos em linhas de transmissão

Alexandre Silveira afirmou que o blecaute foi um evento “extremamente raro” e que pedirá investigações à PF e à Abin
Ministro diz que apagão foi causado por dois eventos em linhas de transmissão

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que um terço dos consumidores brasileiros foram afetados pelo apagão que deixou diversas regiões do país sem acesso à energia elétrica nesta terça-feira (15).

Em coletiva de imprensa concedida na sede do MME (Ministério de Minas e Energia), em Brasília (DF), o executivo disse que o problema foi causado por “dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade”. 

Um deles foi localizado no Estado do Ceará, enquanto que o segundo ainda não foi identificado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 

“Houve sobrecarga no Ceará, o que fez o sistema entrar em colapso na região, com uma perda abrupta na carga. A ONS reagiu, modulou a carga para Sul e Sudeste e fez a carga ser reduzida para proteger o sistema”, afirmou Silveira. 

O ministro disse também que o ocorrido não tem nada a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil e disse que a energia elétrica foi restabelecida em todo o sistema às 14h29, pouco mais de seis horas após o início do apagão (às 8h29). 

Silveira disse ainda que o caso é “extremamente raro” de acontecer. “Para acontecer um evento dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade. Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje”, disse. 

O ministro de Minas e Energia afirmou também que irá solicitar à PF (Polícia Federal) e à Abin (Agência Brasileira de Inteligência) a apuração das causas do apagão. “Vamos encaminhar tanto à Polícia Federal quanto a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesses ocorridos de hoje”, comentou.

“Tenho absoluta convicção que o ONS, até por sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, explicou Silveira.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais notícias

Leia mais

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal