6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

NBR 17019: instalação de carregadores de veículos elétricos

Norma elenca os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia aos VEs

Autor: 24 de maio de 2022junho 2nd, 2022Veículos elétricos
NBR 17019: instalação de carregadores de veículos elétricos

O texto da NBR 17019:2022 foi baseado na IEC 60364-7-722:2018

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a norma ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de VEs (veículos elétricos), elaborado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003).

Segundo a associação, a ABNT NBR 17019 especifica os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos e/ou a receber energia elétrica a partir dos veículos elétricos. O texto foi baseado na IEC 60364-7-722:2018

De acordo com a ABNT, a norma não abrange a avaliação de risco de explosão devido à produção de hidrogênio, ou outros gases inflamáveis, durante a carga da bateria. 

A NBR 17019 substitui alguns trechos da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.

ABNT publica norma para instalação de carregadores de veículos elétricos

Fonte: ABNT/Reprodução NBR 17019:2022

A norma traz ainda definições sobre como deve ser o carregador dos veículos elétricos.

ABNT publica norma para instalação de carregadores de veículos elétricos

Fonte: ABNT/Reprodução NBR 17019:2022

O texto ainda determina que as estações de recarga para veículos elétricos destinadas ao público devem ser projetadas visando o fácil acesso ao ponto de recarga, além de estarem sinalizadas adequadamente. Ainda de acordo com a NBR 17019:2022, o veículo elétrico pode ser utilizado como fonte de reserva. Porém, o texto traz observações:

  • A definição de fonte de reserva de acordo com a NBR 5410 é a seguinte: alimentação ou fonte que substitui ou complementa a fonte normal;
  • Para a utilização do veículo elétrico como fonte de reserva recomenda-se que seja consultado o fornecedor do veículo;
  • A utilização do veículo elétrico como fonte de reserva não dispensa o atendimento aos regulamentos de órgãos públicos, autoridades reguladoras e empresas distribuidoras de eletricidade.

Além disso, no caso em que os veículos elétricos se destinem a realimentar a instalação elétrica, os requisitos da IEC 60364-8-2 são aplicáveis. A norma ainda orienta que seja instalado no quadro de distribuição um DR (disjuntor residual) visando a segurança dos usuários. Para mais detalhes sobre a publicação contate a ABNT/CB-003 ([email protected]).

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

3 comentários

  • Milton Fancelli disse:

    O VEÍCULO ELÉTRICO É UMA FONTE DE RESERVA NO CASO DE FALTA DE ENERGIA NA RESIDÊNCIA MAS DEVE-SE FAZER A ENTRADA ATRAVÉS DE UMA CHAVE REVERSORA INSTALADA POR PROFISSIONAL COMPETENTE PARA NÃO PROVOCAR UM ACIDENTE.
    O PONTO DE TOMADA NO VEÍCULO DEVE SER BEM FEITO E COM CABO SUFICIENTE.
    ESSA RESERVA DEVE SER USADA COM UMA MARGEM DE SEGURANÇA, VISANDO A SEGURANÇA DO VEÍCULO E DA RESIDÊNCIA.

  • Show de bola.
    Parabéns ⚡

  • Pontos importantes para instalação de uma ESTAÇÃO DE RECARGA para VEÍCULOS ELÉTRICOS em uma vaga de garagem no CONDOMÍNIO
    aparentemente parece simples, mas não é!

    Fatores como demanda de energia, consumo de cada fase que alimenta o QDF do apartamento são alguns dos fatores
    que devem ser analisados com critérios, não basta apenas fixa-lo na parede e pronto, os circuitos de proteção,
    a queda de tensão e outros tantos fatores são importantes para a saúde elétrica das instalações, por isso um profissional qualificado
    e preparado que conheça as necessidades do cliente e característica do veículo elétrico é essencial.

    Consulte: IEP Brasília – https://www.iepbrasilia.com/about-4

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.