A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a norma ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de VEs (veículos elétricos), elaborado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003).
Segundo a associação, a ABNT NBR 17019 especifica os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos e/ou a receber energia elétrica a partir dos veículos elétricos. O texto foi baseado na IEC 60364-7-722:2018.
De acordo com a ABNT, a norma não abrange a avaliação de risco de explosão devido à produção de hidrogênio, ou outros gases inflamáveis, durante a carga da bateria. A NBR 17019 substitui alguns trechos da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000 V em tensão alternada e 15000 V em tensão ininterrupta no Brasil.
A norma traz ainda definições sobre como deve ser o carregador dos veículos elétricos.
O texto ainda determina que as estações de recarga para veículos elétricos destinadas ao público devem ser projetadas visando o fácil acesso ao ponto de recarga, além de estarem sinalizadas adequadamente. Ainda de acordo com a NBR 17019:2022, o veículo elétrico pode ser utilizado como fonte de reserva. Porém, o texto traz observações:
- A definição de fonte de reserva de acordo com a NBR 5410 é a seguinte: alimentação ou fonte que substitui ou complementa a fonte normal;
- Para a utilização do veículo elétrico como fonte de reserva recomenda-se que seja consultado o fornecedor do veículo;
- A utilização do veículo elétrico como fonte de reserva não dispensa o atendimento aos regulamentos de órgãos públicos, autoridades reguladoras e empresas distribuidoras de eletricidade.
Além disso, no caso em que os veículos elétricos se destinem a realimentar a instalação elétrica, os requisitos da IEC 60364-8-2 são aplicáveis. A norma ainda orienta que seja instalado no quadro de distribuição um DR (disjuntor residual) visando a segurança dos usuários. Para mais detalhes sobre a publicação contate a ABNT/CB-003 ([email protected]).
8 respostas
Gostaria de saber , se a LEI ATUAL sobre a implantação de Recarga de veículos elétricos, recairá também para todos os Condomínios e Projetos na planta já aprovados anteriormente a Lei ?
Os veículos energizados são uma tendência,mas os processos de recargas têm que acompanhar a demanda….
Precisamos também de procedimentos de emergência em caso de algum sinistro ocorrido no local de recarga, tipo: como agir com segurança em acidentes com veículo no local.
gostaria de receber o PDF da nbr17019
E necessário projeto elétrico pra se estalar equipamento pra carro elétrico em condomínio.
O VEÍCULO ELÉTRICO É UMA FONTE DE RESERVA NO CASO DE FALTA DE ENERGIA NA RESIDÊNCIA MAS DEVE-SE FAZER A ENTRADA ATRAVÉS DE UMA CHAVE REVERSORA INSTALADA POR PROFISSIONAL COMPETENTE PARA NÃO PROVOCAR UM ACIDENTE.
O PONTO DE TOMADA NO VEÍCULO DEVE SER BEM FEITO E COM CABO SUFICIENTE.
ESSA RESERVA DEVE SER USADA COM UMA MARGEM DE SEGURANÇA, VISANDO A SEGURANÇA DO VEÍCULO E DA RESIDÊNCIA.
Show de bola.
Parabéns ⚡
Pontos importantes para instalação de uma ESTAÇÃO DE RECARGA para VEÍCULOS ELÉTRICOS em uma vaga de garagem no CONDOMÍNIO
aparentemente parece simples, mas não é!
Fatores como demanda de energia, consumo de cada fase que alimenta o QDF do apartamento são alguns dos fatores
que devem ser analisados com critérios, não basta apenas fixa-lo na parede e pronto, os circuitos de proteção,
a queda de tensão e outros tantos fatores são importantes para a saúde elétrica das instalações, por isso um profissional qualificado
e preparado que conheça as necessidades do cliente e característica do veículo elétrico é essencial.
Consulte: IEP Brasília – https://www.iepbrasilia.com/about-4