3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

ANEEL publica edital e confirma de leilão de transmissão para 30 de junho

Dois dos nove lotes do certame abrangem contratos de energia provenientes de empreendimentos fotovoltaicos

Autor: 31 de maio de 2023Leilões
2 minutos de leitura
ANEEL publica edital e confirma de leilão de transmissão para 30 de junho

Foto: Freepik

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou nesta quarta-feira (31) o edital do Leilão de Transmissão nº 1/2023 e confirmou a realização do certame para dia 30 de junho na sede da B3 em São Paulo (SP).

Serão licitados nove lotes com concessões para construção e manutenção de 6.184 km  de linhas de transmissão e 400 MVA em capacidade de transformação de subestações, com previsão de R$ 15,7 bilhões em investimentos. 

Os 33 empreendimentos previstos nos nove lotes contam com prazo para conclusão das obras de 36 a 66 meses nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. 

Os contratos assinados possuirão vigência de 30 anos e preveem a criação de 29,3 mil novos postos de trabalho. Os pontos no edital foram avaliados em consulta pública, realizada pela ANEEL entre os dias 1º de dezembro de 2022 e 16 de janeiro de 2023. 

Dos nove lotes disponíveis, dois abrangem contratos de energia provenientes de empreendimentos fotovoltaicos. São eles, os de número 1 e 9.

O primeiro abrange a expansão do sistema de transmissão no sul da região nordeste e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto que o nono prevê a ampliação do sistema da região noroeste de São Paulo.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.