Câmeras, semáforos e pontos de ônibus inteligentes já fazem parte do dia a dia da população do Bairro Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Agora, a região ganhará mais um projeto de eficiência energética.
De acordo com a Tmovi Electric Mobilidade, em breve VEs (veículos elétricos) também estarão circulando nas ruas. A empresa é uma das seis startups selecionadas pelo edital Smart Vitrine que participarão do Programa Vila A Inteligente para instalar, testar e validar tecnologias.
Leia mais: Estado de SP lidera mercado de veículos elétricos
Isso consolida, segundo a companhia, cada vez mais o bairro como uma vitrine nacional de inovações e experimentações tecnológicas, a céu aberto, começando a atrair empresas para o município.
“Os carros eletrificados são leves, sustentáveis, silenciosos e, principalmente, tem um baixo consumo energético para deslocamentos nos centros urbanos”, disse Elias Melo, CEO da Tmovi Electric Mobilidade.
“Nossos automóveis são leves (pesam menos de 400 kg) e precisam de pouca energia para um deslocamento. Ou seja, ele ainda é mais ecológico do que outros veículos elétricos. Por ser menor, é mais fácil de estacionar”, esclareceu.
Para garantir a mobilidade, o executivo comentou que será necessário instalar alguns pontos para carregar os carros. “Nossos veículos têm o diferencial de serem carregados com tomadas comuns (110 e 220v). Não é como a maioria de outros VEs que dependem de eletropostos para serem carregados. Isso é uma grande vantagem, pois é muito mais prático para o usuário”, explicou.
O executivo discorreu ainda que a ideia inicial é disponibilizar veículos para o poder público e empresas. “Vamos iniciar com dois carros, mas podemos ampliar até o fim do ano para quatro. Se houver demanda, podemos disponibilizar ainda mais automóveis”, complementou Melo.
Smart Vitrine
Elias Melo considerou que participar do edital Smart Vitrine é uma grande oportunidade para sua empresa crescer e aprimorar novas soluções tecnológicas na área de mobilidade urbana. Isso é possível e mais otimizado em função do ambiente Sandbox, específico para experimentações.
“A oportunidade de validar nossos veículos no Programa Vila A Inteligente é muito importante. Esperamos ver a receptividade da população, divulgar nossa marca e testar essa tecnologia, principalmente a parte de controle e telemetria veicular (coleta informações de forma remota como: velocidade, distância, localização, consumo etc)”, destacou.
Para Regean Gomes, gerente do Centro de Empreendedorismo do PTI-BR e da Incubadora Santos Dumont, o Bairro Itaipu A é hoje o maior Sandbox do Brasil e esse ambiente vai começar a funcionar cada vez mais como uma plataforma de negócios, promovendo interação entre sociedade, empresas, órgãos públicos, investidores, demandantes e ofertantes de tecnologias, consolidando cada vez mais o HUB Iguassu.
“Essas companhias, com suas soluções tecnológicas sendo testadas aqui, trarão ainda mais visibilidade para o Programa Vila A Inteligente. Isso vai atrair mais startups interessadas em se instalar aqui no município. É um passo muito importante para o crescimento e a diversificação econômica de Foz”, concluiu.
Projeto da Vila A Inteligente
O projeto da Vila A Inteligente prevê a implementação de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, ambiental e integração social.