3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Banrisul aposta em linhas de crédito para descarbonização

Presidente da companhia reforça importância do H2V para fomentar o desenvolvimento sustentável do RS

Autor: 5 de abril de 2023Hidrogênio Verde
3 minutos de leitura
Banrisul aposta em linhas de crédito para descarbonização

Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul, foi um dos palestrantes no South Summit Brazil. Foto: Banrisul/Divulgação

Durante o South Summit Brazil, que aconteceu em Porto Alegre na última sexta-feira (31), Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul, palestrou sobre um tema de relevância econômica, social e ambiental: o H2V (hidrogênio verde).

Atualmente, 84% da matriz energética gaúcha corresponde a fontes renováveis e o Rio Grande do Sul tem potencial para ampliar seus parques eólicos e solares.

“Observem que, para fabricação de hidrogênio verde, é necessário ter energia renovável, ou seja, é um potencial gaúcho, que poderá acrescentar até R$ 62 bilhões ao PIB. O Banrisul vai acompanhar essa tendência, permitindo acesso a linhas de crédito que fomentem a descarbonização”, pontuou Coutinho.

Segundo a empresa, o tema tem total atenção do governo do estado, já que o H2V tem utilidade em diversos segmentos, como indústria, agronegócio, transporte marítimo e aéreo.

Banrisul prepara edital para locação de usinas de geração distribuída

Por meio do programa Avançar na Sustentabilidade, já foram investidos R$ 5 milhões. Há expectativa de geração de 41 mil novos empregos até 2040. Além disso, a Europa será uma grande consumidora dessa commoditie, que representa uma alternativa já consolidada na Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

“O principal papel do Banrisul é estimular o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Por isso, disponibilizamos para os empreendedores — que querem fazer investimentos em hidrogênio verde — linhas de crédito compatíveis com o retorno dos investimentos”, ressaltou.

“Temos acesso não só a linhas brasileiras, de mercado, mas também às do BNDES e da Finep, que oferecem prazos e condições diferenciadas”, salientou o presidente.

Pauta sustentável do Banrisul

Ainda em 2023, a companhia afirmou que irá lançar uma agenda de compromissos, com pilares macro para a área. A instituição foi recentemente classificada com o Selo Ouro do GHG Protocol e firmou parcerias com setores da economia, a exemplo da Operação 360 para ampliar a produtividade rural.

Além do processo de transição energética, que já iniciou e vai abranger cerca de 500 agências, a empresa opera com um novo Data Center. Coutinho também detalhou a institucionalização de uma área exclusiva para liderar avanços neste tema, com a criação da Gerência de Sustentabilidade, setor diretamente ligado à presidência.

“Internamente, também seguimos uma política de gestão de resíduos sólidos e o programa de eficiência energética, que prevê a substituição de todos os equipamentos do parque de refrigeração da instituição financeira em até cinco anos”, enfatizou.

Para Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul, a estiagem é um assunto que precisa ser abordado com planejamento e união de todos os setores. “O Banrisul está presente em todas as regiões, com capilaridade. Conhecemos a realidade, especialmente das propriedades do Interior do Estado, e sabemos que há meios de amenizar os riscos”.

“No caso do Banrisul, temos fortalecido safra após safra as linhas de crédito voltadas à irrigação. A tecnologia também é uma grande aliada e queremos estimular cada vez mais o ambiente inovador no campo”, concluiu.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

  • Não intendo porque as Distribuidoras de energia cobram sobre o que o consumidor produz, já que o consumidor faz todo o investimento com a finalidade de economia e depois de instalada suas placas seu sistema tenha que pagar ou ser taxado….hora seu eu compro faço todo o investimento, e ainda ajudo no abastecimento da rede ainda tenho que ser taxado?????

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.