As principais empresas do segmento de armazenamento de energia criaram a ABSAE (Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia) com o objetivo prinicipal de acelerar o mercado de baterias no Brasil.
A associação está estruturada em três pautas principais: divulgação de informações sobre o segmento, incentivo ao marco regulatório e estímulo e adoção de políticas públicas.
A associação foi fundada por quatro empresas: Micropower, Baterias Moura, Newcharge e UCB. A ABSAE foi apresentada ao mercado nesta quarta-feira, durante a Intersolar South America 2023, com o objetivo de compartilhar essa iniciativa e convidar mais empresas do setor a se associarem.
O presidente da ABSAE, Markus Vlasits, ressaltou a importância do armazenamento de energia para a segurança do sistema elétrico, a descarbonização da matriz elétrica e a modicidade tarifária.
Ele também destacou a necessidade de incentivar investimentos nessa área e a adoção de políticas públicas que garantam a competitividade do segmento de armazenamento de energia.
“Além dos objetivos pré-estabelecidos, como a discussão de políticas públicas para o setor e o marco regulatório, a ABSAE também terá como foco a formação e qualificação de futuros profissionais de armazenamento de energia”, disse.
Com a criação da ABSAE, as empresas associadas esperam impulsionar o desenvolvimento do setor de armazenamento de energia no Brasil, contribuindo para a transição de uma matriz energética mais sustentável e eficiente.
4 respostas
Esse é o caminho. Os BESS são capazes de substituir geradores acionados a combustíveis fósseis.
Eu sou o José Ernandes Alves Rodrigues, eletricista a 30 anos. Quero saber quando instalo um sistema de energia solar com armazenamento e distribuição para todas as cargas, é preciso ser homologado?
Veja mais detalhes sobre este questionamento nesta matéria: https://canalsolar.com.br/projetos-de-energia-solar-zero-grid-precisam-ser-homologados
O armazenamento da energia, seria através de nobraek gigantes , de lítio fica muito caro…. Tem novas soluções ?