16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Brasil instalou 1,48 mil sistemas FV por dia no primeiro semestre 

Unidades de GD solar conectadas à rede cresceram mais de 35% em comparação com os primeiros seis meses de 2021

Autor: 12 de julho de 2022Indicadores
Brasil instalou 1,48 mil sistemas FV por dia no primeiro semestre 

Mais de 82% das instalações no primeiro semestre foram em imóveis residenciais. Foto: Canal Solar

O Brasil registrou mais de 267,8 mil sistemas de energia solar instalados no primeiro semestre de 2022 em imóveis residenciais, comerciais, industriais, rurais e relacionados ao Poder Público.

Trata-se de uma média de cerca de 1,48 mil unidades conectadas à rede por dia, segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O número supera em mais de 35% o volume de 172,4 mil sistemas fotovoltaicos instalados no país no segmento de GD (Geração Distribuída) no mesmo período do ano anterior, ou seja, entre os meses de janeiro e junho de 2021. 

No primeiro semestre de 2022, os estados com o maior número de instalações foram: São Paulo (53.978), Minas Gerais (37.673) e Rio Grande do Sul (37.024). Juntas, as três localidades somaram quase metade de todas as conexões que foram realizadas no período.

Outro ponto a se observar foi a alta procura pela tecnologia por parte dos consumidores residenciais, que sozinhos foram responsáveis por mais de 82% das instalações contabilizadas nos primeiros seis meses do ano. Ao todo, foram mais de 220,4 mil instalações contabilizadas, contra 137,8 mil em relação ao mesmo período do ano passado.

Explicações

Os principais motivos que explicam o aumento da procura por painéis solares no país, sobretudo em imóveis residenciais, são: a maior popularização da tecnologia, a conta de luz cada vez mais cara e o receio de parte dos consumidores com as novas regras de compensação da GD.

“O fato das pessoas estarem conhecendo cada vez mais a energia solar, somado a todos os problemas energéticos que o país vem enfrentando, sem dúvidas, faz com que os consumidores passem a querer ter a tecnologia instalada em seus imóveis”, avalia Gustavo Tegon, especialista em vendas e co-fundador da Esfera Solar. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Coordenador da Revista Canal Solar. Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.