A Comerc Energia alcançou a marca de 8 milhões de I-RECs (International REC Standard) comercializados nos últimos 12 meses, o maior volume já registrado pela companhia.
O montante representa um crescimento de quatro vezes em relação ao ano anterior, contribuindo para a transição energética de seus clientes.
Neste período, a comercialização desses certificados possibilitou a neutralização de aproximadamente 2,2 milhões de toneladas de CO₂, associadas ao consumo de energia elétrica das operações das empresas atendidas.
A iniciativa faz parte da Jornada de Descarbonização da Comerc Energia, que realiza o inventário de gases do efeito estufa de seus clientes, abrangendo os escopos 1, 2 e 3 do GHG Protocol.
Com base no inventário, é estruturado um plano de descarbonização adaptado às necessidades específicas de cada empresa, utilizando as soluções disponíveis na plataforma da Comerc.
Desde o lançamento da iniciativa, em 2022, mais de 700 clientes já foram impactados e receberam suporte na sua transição energética.
Leia também:
- Vibra conclui aquisição da Comerc Energia;
- Comerc Energia e Itaú firmam parceria para migração de clientes ao mercado livre;
- Comerc Energia inaugura complexo solar de 662 MWp em Minas Gerais.
Para as empresas que buscam zerar as suas emissões de escopo 2, relativas ao consumo de energia elétrica, a Comerc recomenda a aquisição de certificados de energia renovável (I-RECs), que garantem a rastreabilidade da origem renovável conforme padrões internacionais.
Já os créditos de carbono são sugeridos como complemento, sendo aplicados apenas após a adoção de medidas de mitigação.
O que são I-RECs?
Os I-RECs são certificados que comprovam o uso de energia renovável na cadeia produtiva de empresas de diferentes portes. A Comerc Energia é habilitada para realizar essas transações diretamente com o Instituto Totum, entidade certificadora responsável pelo sistema no Brasil.
Ao adquirir I-RECs, empresas e indivíduos podem garantir que a eletricidade consumida tenha origem renovável, contribuindo para a redução das emissões de carbono e para o cumprimento de metas ambientais alinhadas a compromissos globais de sustentabilidade.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.