A CME (Comissão de Minas e Energia) da Câmara dos Deputados será presidida pelo parlamentar Júnior Ferrari (PSD-PA), eleito nesta quarta-feira (13) para o cargo.
Os outros cargos da comissão também foram decididos: Hugo Leal (PSD-RJ), será o 1º vice-presidente, Samuel Viana (Republicanos-MG), o 2º vice-presidente e Carlos Veras (PT-PE) é o 3º vice-presidente.
Ferrari afirmou que a comissão é das mais importantes da casa legislativa, por mexer com temas que impactam diretamente a economia do Brasil. “Vamos conduzir nossos trabalhos com muita ética, com muita responsabilidade e muita transparência. Vamos respeitar o Regimento Interno e cada parlamentar”, afirmou.
Em 2023, o novo presidente defendeu a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.
Perfil do deputado
Ferrari está em seu segundo mandato como deputado federal, anteriormente ele atuou como deputado estadual no Pará durante quatro mandatos. Além disso, foi presidente da Assembleia Legislativa do Pará entre 2012 e 2013.
Trabalho da CME
A Comissão de Minas e Energia vota e discute propostas tanto sobre a política mineral quanto a energética. Além da regulação dos dois setores, fontes convencionais e alternativas de energia, e a comercialização de recursos energéticos, além de outros assuntos da área.
Atualmente, 287 proposições estão tramitando na comissão, sendo 22 delas relacionadas à energia solar. Todas as proposições estão disponíveis aqui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].