Conectores de qualidade são fundamentais em serviços de O&M, diz diretor da Empower

Ao Canal Solar, executivo destaca que uma escolha mal feita pode comprometer a durabilidade e a performance das usinas solares
Conectores de qualidade são fundamentais em serviços de O&M, diz diretor da Empower
Eduardo Maia, diretor da Empower Engenharia. Foto: LinkedIn/Reprodução

Os serviços de O&M (operação e manutenção) em usinas de energia solar é uma etapa crucial para garantir a eficiência, longevidade e retorno sobre o investimento desses empreendimentos. 

Contudo, um dos aspectos que frequentemente passa despercebido é a qualidade dos conectores utilizados nos sistemas fotovoltaicos.

Esses componentes, responsáveis por conectar os módulos, inversores e outros equipamentos de uma usina, estão diretamente ligados à confiabilidade e segurança do sistema. 

Conectores de baixa qualidade ou incompatíveis podem gerar problemas como superaquecimento, falhas no desempenho elétrico e, em casos mais graves, interrupções no fornecimento de energia ou riscos à segurança. 

Em entrevista ao Canal Solar, Eduardo Maia, diretor da Empower Engenharia, compartilha sua experiência sobre a importância dos conectores no contexto da O&M. 

Com mais de sete anos de parceria com marcas reconhecidas no setor, ele explica como a seleção adequada desses componentes pode impactar diretamente a eficiência das usinas e os custos de manutenção. 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista: 

Conectores de qualidade são fundamentais em serviços de O&M, diz diretor da Empower
Foto: Staubli/Divulgação

Qual é a importância da O&M para o setor de energia solar?

A operação e manutenção adequada começa na concepção do projeto. Isso envolve desde a análise do terreno, a escolha dos equipamentos e componentes, até a definição das empresas e prestadores de serviço que irão trabalhar na construção e operação da usina. 

É um processo que começa anos antes da entrega do projeto. Hoje, o mercado está amadurecendo e entendendo que a O&M não é apenas a etapa final, mas um elemento que deve ser considerado desde o início do desenvolvimento da usina.

Muitos profissionais ainda têm a impressão de que O&M se resume à limpeza de módulos. Isso está correto?

De forma alguma. Uma usina fotovoltaica não é só composta pelos equipamentos principais, mas também pelas conexões entre eles. Cada ponto de conexão entre módulos, inversores e outros componentes é fundamental para o desempenho da usina. Esses pontos de conexão precisam ser confiáveis e duráveis para garantir a entrega eficiente de energia ao longo da vida útil do projeto, que pode ser de 25 a 30 anos.

O que acontece quando se opta por conectores de pior qualidade?

Os principais problemas são a degradação precoce, como oxidação, e incompatibilidade com conectores já embarcados nos módulos e inversores. Isso pode comprometer a durabilidade e a performance da usina. Um conector de baixa qualidade pode gerar falhas ao longo do tempo, colocando em risco a entrega de energia e a segurança da operação.

Atualmente, com quais conectores a Empower Engenharia trabalha?

Trabalhamos com a Stäubli desde antes mesmo da criação da Empower. Pessoalmente, tenho experiência com a marca há sete anos. É uma parceria de confiança.

Por que optou pela Stäubli?

Pela confiabilidade e durabilidade. A Stäubli tem mais de 120 anos de mercado e se destaca como a marca mais confiável no setor fotovoltaico. Temos total certeza de que, mesmo daqui a 20 ou 25 anos, continuaremos contando com essa parceria.

Cabos e conectores ainda são negligenciados, diz gerente da Staubli

Qual é o portfólio atual da Empower?

Em três anos de mercado, acumulamos cerca de 2,5 GW de projetos em operação com a nossa participação, além de outros 300 MW em construção. Também trabalhamos em consultorias, projetos básicos e otimizações, totalizando 16 GW ao longo desse período. Atendemos o Brasil inteiro, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul.

A Stäubli está presente em todos esses projetos?

Sempre. Recomendamos e reforçamos para os nossos clientes a importância de conexões adequadas. A Stäubli está sempre em primeiro lugar nessa escolha.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3