28 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Conta de luz dos consumidores residenciais da Light terá aumento de 4,05%

Itens que impactaram o processo tarifário foram os custos de distribuição, transporte de energia e pagamento de encargos

Autor: 12 de março de 2024Conta de luz
2 minutos de leitura
Conta de luz dos consumidores residenciais da Light terá aumento de 4,05%

Distribuidora atende mais de 3,36 milhões de unidades consumidoras no Estado do Rio de Janeiro. Foto: Light/Reprodução

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (12), um reajuste médio de 3,54% no valor das tarifas da distribuidora Light, com os novos valores entrando em vigor a partir de sexta-feira (15).

O reajuste anual terá efeito distinto para as classes de consumidores. Aqueles ligados em baixa tensão, como os residenciais, perceberão um aumento tarifário médio de 4,05%, enquanto que os de alta tensão terão um impacto de 2,45%.

Ao todo, a distribuidora atende mais de 3,36 milhões de unidades consumidoras em 37 municípios do Rio de Janeiro. Os itens que mais impactaram o processo tarifário foram os custos de distribuição, transporte de energia e pagamento de encargos do setor.

No ano passado, o reajuste aprovado na conta de luz dos consumidores da concessionária carioca foi de 7,4%. A controladora da Light está em recuperação judicial, com cerca de R$ 11 bilhões em dívidas. 

Em julho de 2023, a concessionária protocolou um plano de recuperação judicial, que, segundo a companhia, ocorreu por questões como perdas não técnicas; queda no mercado consumidor em virtude da degradação econômica da área de concessão e efeitos gerados pela pandemia. 

Reajuste em Manaus

Nesta sexta-feira (15), a ANEEL realizará uma audiência pública para debater a nova tarifa de energia elétrica da Amazonas Energia, que entrará em vigor no dia 26 de maio. Atualmente, a concessionária atende mais de 1 milhão de unidades consumidoras em 63 municípios amazonenses. 

O reajuste médio das tarifas deverá ser de 0,97%, com os consumidores em baixa tensão (residências e afins) tendo uma elevação na conta de luz de 1,04%, enquanto que aqueles ligados em alta tensão devem ter uma redução de 3,55%.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.