COP30 e Bloomberg anunciam fórum para fortalecer ação climática no RJ

Evento reunirá centenas de líderes locais para impulsionar a próxima década de progresso climático
3 min 31 seg de leitura
O Fórum de Líderes Locais vai evidenciar como as cidades e regiões já estão liderando a transição na prática. Foto: Freepik

A Presidência da COP30 e a Bloomberg Philanthropies anunciaram o Fórum de Líderes Locais da COP30, um encontro de três dias a ser realizado no Rio de Janeiro de 3 a 5 de novembro. Organizado em parceria entre o Brasil e a Bloomberg Philanthropies, o evento reunirá prefeitos, governadores e líderes subnacionais para destacar soluções climáticas locais e demonstrar como cidades, estados e regiões estão acelerando o progresso em relação às metas climáticas globais.

Divulgado durante a London Climate Action Week, em uma reunião entre Michael R. Bloomberg, o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas, Ana Toni, CEO da COP30, e líderes subnacionais de importantes coalizões internacionais, o Fórum marca um passo fundamental para passando a COP30 de um evento de negociação para uma entrega, colocando a liderança local no centro da ação climática.

Realizado poucos dias antes da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30 e das negociações oficiais, o encontro destacará como as políticas locais ousadas podem melhorar vidas ao mesmo tempo em que promovem as metas climáticas globais, incluindo a triplicação da energia renovável até 2030, a duplicação da eficiência energética, a transição para longe dos combustíveis fósseis e a mobilização de pelo menos US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035 para apoiar os países em desenvolvimento na linha de frente da crise.

O Fórum reforçará o multilateralismo por meio da diplomacia subnacional e, guiado pelos resultados do Balanço Global (Global Stocktake), acelerará a implementação do Acordo de Paris, fortalecendo a colaboração entre governos nacionais e locais para cumprir suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), e terá como foco o desbloqueio de financiamento para ajudar os líderes locais a cumprir seus compromissos climáticos, aumentar a resiliência e escalar seus esforços de adaptação.

Transição energética: avanços, desafios e lições para 2025

“A liderança local é essencial para o sucesso da ação climática global”, afirmou o Embaixador André Corrêa do Lago, Presidente-Designado da COP30. “Enquanto nos preparamos para a COP30 no coração da Amazônia, somos inspirados pelo espírito de mutirão – um esforço coletivo onde cada voz e cada nível de governança contribuem para um objetivo comum. O Fórum de Líderes Locais da COP30 será uma plataforma vital para destacar o papel das cidades e regiões na entrega de soluções climáticas reais, inclusivas e duradouras”.

“Para atingir as metas do Acordo de Paris sobre o clima, as nações devem fazer mais e mais rápido – e cidades e estados estão liderando o caminho”, disse Michael R. Bloomberg, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e Fundador da Bloomberg L.P. e Bloomberg Philanthropies. “Ao nos unirmos ao Brasil para reunir prefeitos e governadores com visão de futuro, estamos colocando a ação local no centro dos esforços internacionais – e preparando o terreno para mais progresso na COP30”.

“O engajamento de governos subnacionais e líderes locais em nosso Mutirão Global Contra as Mudanças Climáticas é essencial para nos ajudar a acelerar a implementação do Acordo de Paris, criar novas oportunidades e escalar nossos esforços de adaptação”, disse Ana Toni, CEO da COP30. “Governadores e prefeitos estão na linha de frente de nossa luta contra as mudanças climáticas, e nossa única solução é trabalhar juntos rapidamente e sem deixar ninguém para trás”.

“Só haverá justiça climática se houver também justiça urbana. Belém precisa ser, além da COP da Floresta, a COP das Cidades”, comentou Jader Filho, o Ministro das Cidades do Brasil. “A COP da Amazônia também deve ser a COP das cidades amazônicas. Falar de meio ambiente e de mudanças climáticas é, na verdade, falar de pessoas – e a maioria dessas pessoas vive nas cidades, especialmente as mais vulneráveis, que estão na linha de frente dos impactos da crise climática”.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.