23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Dia 3: bancos digitais e certificações técnicas

Intersolar South America 2022 já recebeu mais 31 mil visitantes nos primeiros dois dias de feira

Autor: 25 de agosto de 2022setembro 2nd, 2022Intersolar 2022
4 minutos de leitura
Dia 3: bancos digitais e certificações técnicas

Mais de 31 mil pessoas já percorreram os corredores da Intersolar South America 2022

O último dia de exposições da Intersolar South America 2022 promete ser movimentado no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), sobretudo com a presença de visitantes que não compareceram no primeiro e segundo dia de feira.

De acordo com a organização do evento, mais de 31 mil pessoas já percorreram os corredores da Intersolar South America 2022: foram 13 mil e 18 mil visitantes na terça (23) e na quarta-feira (24), respectivamente.

O volume de pessoas destes dois dias, inclusive, superou o recorde de público do evento – que foi de 28 mil pessoas na edição do ano passado.

Mais uma vez, a equipe do Canal Solar está presente no local para levar mostrar as tecnologias apresentadas. Na terça-feira (23), divulgamos novidades relacionadas aos temas de armazenamento, inversores e módulos de alta potência.

Na quarta-feira (24), o foco foi nas soluções de estruturas, trackers e limpeza de painéis fotovoltaicos. E, neste terceiro e último dia de feira, selecionaremos os destaques com relação a bancos digitais e certificações técnicas.

Confira abaixo os destaques do dia da Intersolar South America 2022 e não deixe também de ficar ligado nas redes sociais e no YouTube do Canal Solar para não perder nada.

As novidades

Entre os destaques, estará o lançamento da linha de financiamento para condomínios do banco BV, em parceria com o Meu Financiamento Solar. Nessa modalidade, a geração de energia solar é possível por meio da construção de uma usina central, que pode ficar em uma área comum ou na cobertura do edifício.

A energia gerada é injetada integralmente na rede da distribuidora local, gerando créditos, utilizados nas áreas comuns do condomínio. Segundo Iasmym Jorge, gerente geral do MFS, a instalação desse tipo de usina é interessante em virtude do alto consumo de energia dos condomínios, permitindo que o investimento tenha os custos diluídos entre os participantes, o que torna esses projetos competitivos.

“O Meu Financiamento Solar oferece linhas de crédito que permitem financiar todo o projeto, facilitando o investimento inicial na tecnologia. É uma solução econômica e sustentável para reduzir as altas contas de energia desses empreendimentos”, afirma.

Já a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) anunciou o lançamento de um programa de certificação das empresas que atuam na cadeia de valor do setor solar brasileiro.

Trata-se da certificação “Qualidade ABSOLAR”, com o propósito de promover a competitividade saudável a partir das melhores práticas empresariais e elevar os níveis de segurança, qualidade, desempenho e satisfação nos produtos e serviços entregues aos consumidores de energia elétrica.

Segundo a associação, o programa terá adesão voluntária das empresas e será destinado às distribuidoras de equipamentos, fabricantes, instaladoras, integradoras, operadoras, projetistas e empresas que oferecem treinamento.

A ABSOLAR estruturou o programa dentro do chamado mecanismo de designação, processo em que uma entidade reconhece a capacidade e autoriza terceiros competentes em certificação (empresas certificadoras) a realizarem análises e avaliações de qualidade e segurança.

O programa possui três níveis de adesão, que contemplam certificação para empresas que atendam aos requisitos básicos, intermediário e avançado (mais completo). Para o nível básico, a empresa requerente deve fazer a adesão em até seis meses do início do programa.

No caso do intermediário, a adesão deve ser feita em até 12 meses e, no nível mais completo, a adesão pode ser feita a qualquer momento.  O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos.

A ABSOLAR informou que vai disponibilizar ao mercado um site oficial do programa de certificação com todos os detalhamentos, incluindo o funcionamento, listagem de organismos designados e listagem atualizada de empresas certificadas, entre outros.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.