24 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

EDP amplia em 50% seu portfólio de projetos de energia solar

Empresa assina contrato para aquisição da AES Inova e acrescenta 34 MWp em sua carteira de programas

Autor: 2 de março de 2021Brasil
EDP amplia em 50% seu portfólio de projetos de energia solar

A EDP assinou um contrato para a compra da AES Inova, plataforma de investimento em geração distribuída da AES Brasil. Com a operação, a empresa vai ampliar em 50% o tamanho de sua carteira de programas de eficiência energética, avançando em sua estratégia de crescimento no setor fotovoltaico. 

O aporte estimado é de aproximadamente R$ 177 milhões, considerando o valor de aquisição de R$ 101,7 milhões e o Capex (despesas ou investimentos em bens de capital) para o desenvolvimento dos projetos. 

De acordo com a companhia, o fechamento do negócio adiciona em torno de 34 MWp para a EDP Smart – divisão que reúne o portfólio de soluções em energia – por meio de ativos localizados no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Deste total, cerca de 16 MWp referem-se a empreendimentos contratados e em operação comercial. 

Os demais 18 MWp referem-se a projetos ready to build (prontos para serem construídos) em Minas Gerais, que permitirão à EDP o desenvolvimento da obra, a contratação em um mercado estratégico e o aproveitamento de sinergias operacionais com outros ativos na região.

“Esta operação representa para nós uma excelente combinação entre projetos contratados – o que significa garantia de receita e mitigação de riscos – e em construção – nos quais nos destacamos pela excelência da entrega no prazo e custo predefinidos”, destacou João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil. 

“Trata-se de mais um passo firme da EDP rumo ao seu objetivo de liderar a transição energética no país, apostando fortemente na geração solar distribuída e centralizada”, acrescentou. 

Projetos solares

A empresa divulgou que concluiu nove iniciativas de soluções em energia em 2020 e encerrou o ano com 65,3 MWp de solar em seu portfólio.

A EDP já entregou 34,5 MWp em projetos fotovoltaicos para clientes. Entre eles, o Banco do Brasil, TIM, Claro, e Johnson & Johnson, e está com 30,8 MWp em desenvolvimento.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.