A urna fechou, a conta de luz não
As eleições acabaram. No domingo, 25 de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proclamou o resultado do segundo turno: Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito com 51,79% dos votos válidos, contra 48,21% de Flávio Bolsonaro, numa disputa que mobilizou mais de 128 milhões de eleitores. Foram semanas de discursos inflamados, grupos de família divididos e uma sensação de que tudo ficaria em suspenso até a contagem final.
Agora é hora de seguir a vida. Quem venceu ou perdeu, quem comemorou ou lamentou, todos acordaram na segunda-feira com os mesmos boletos sobre a mesa. E entre eles há um que não tem partido, não tem lado e não espera a posse de ninguém para chegar: a conta de energia.
Passado o barulho, vale olhar com frieza para os números do setor elétrico. Eles contam uma história que vai muito além de qualquer mandato e que interessa diretamente a quem paga a conta, seja uma família, uma loja ou uma indústria.
O rombo que ninguém vê na urna
O maior símbolo do desequilíbrio do setor elétrico brasileiro tem nome e sobrenome: Conta de Desenvolvimento Energético, a CDE. É o fundo que banca subsídios e políticas públicas do setor, e quem paga é o consumidor, dentro da tarifa.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que o orçamento da CDE chegue a R$ 52,7 bilhões em 2026, alta de 7,1% sobre os R$ 49,2 bilhões de 2025. Desse total, R$ 47,8 bilhões saem diretamente do bolso dos consumidores. Para ter noção da escalada, em 2022 o mesmo fundo era de R$ 32,09 bilhões. Em quatro anos, a conta cresceu mais de R$ 20 bilhões.
Segundo dados da própria Aneel, os subsídios já representam cerca de 19,8% da conta de luz. Ou seja, de cada cinco reais pagos, quase um não remunera a energia consumida, e sim encargos e políticas que se acumularam ao longo de décadas.
A Lei 15.269/2025 criou um teto para esses subsídios a partir de 2027, mas o próprio setor reconhece que a redução tende a ser lenta, porque boa parte dos gastos decorre de benefícios já garantidos em lei. Esse é o rombo que nenhuma campanha resolveu e que nenhum resultado eleitoral vai apagar de uma hora para outra.
2026, mais um ano de conta acima da inflação
O resultado prático desse rombo aparece todo mês na fatura. Em junho, a Aneel elevou a projeção de reajuste médio das tarifas em 2026 para 8,6%, acima da estimativa anterior de 8% e acima da inflação. O principal motivo apontado pela agência é justamente o aumento dos recursos destinados à CDE.
Para quem consome em alta tensão, o peso pode ser ainda maior. Em Minas Gerais, por exemplo, o reajuste da Cemig chegou a 9,43% para esses clientes, categoria que reúne boa parte das indústrias do estado.
E há ainda as bandeiras tarifárias. O ano começou com bandeira verde de janeiro a abril, mas desde maio o consumidor convive com a bandeira amarela, que acrescenta R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, reflexo do período seco e do acionamento de térmicas, mais caras. A bandeira de novembro será anunciada pela Aneel no dia 30 de outubro.
A tendência é clara: a energia da rede está ficando mais cara, ano após ano, por razões estruturais que independem de quem ocupa o Palácio do Planalto.
Mais carros na tomada, mais lojas consumindo
Enquanto o preço sobe, a demanda também sobe. E aqui entram dois movimentos que acompanhamos de perto no Canal AND (Canal de Veículos Elétricos) and Canal Solar.
O primeiro é a eletrificação da frota. Em 24 de setembro, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de veículos leves eletrificados emplacados desde 2012, segundo a ABVE. Mais de um terço desse volume foi vendido só em 2026. A associação projeta cerca de 450 mil unidades neste ano, praticamente o dobro das 223.912 de 2025.
Hoje, de cada 100 carros novos emplacados, 22 têm algum tipo de tração elétrica, e os modelos 100% elétricos bateram recorde em agosto, com 27.166 unidades. Para abastecer essa frota, o país já soma mais de 25 mil eletropostos públicos e semipúblicos.
Cada um desses carros é, na prática, um novo ponto de consumo de energia, seja na garagem de casa, seja no estacionamento do shopping ou do supermercado.
O segundo movimento é o varejo. Em abril, o consumo de energia do comércio atingiu 9.584 GWh, o maior volume mensal da série histórica da EPE, iniciada em 2004. Em julho, o setor seguiu crescendo, com alta de 6,3% na comparação anual, enquanto o consumo nacional registrou o quarto aumento mensal consecutivo.
Lojas mais climatizadas, verões mais quentes, operações digitais e, cada vez mais, carregadores para clientes fazem da energia um dos maiores custos fixos de quem vende.
A conta é simples: mais consumo multiplicado por uma tarifa mais cara resulta em um peso crescente no caixa de famílias e empresas.
Seguir a vida com a própria energia
É nesse cenário que a energia solar deixa de ser apenas uma escolha sustentável e passa a ser uma decisão financeira. Quando a tarifa da distribuidora sobe acima da inflação, todo quilowatt-hora gerado no próprio telhado ou numa usina remota vale mais. O tempo de retorno do investimento encurta justamente porque a alternativa, comprar tudo da rede, fica mais cara a cada reajuste.
Para o varejista, o solar transforma um custo crescente e imprevisível em um custo mais estável, que pode ser planejado. Para quem acabou de comprar um carro elétrico, gerar a própria energia é o que torna a recarga em casa ainda mais barata, fechando o ciclo entre mobilidade elétrica e geração limpa.
E para qualquer consumidor, é uma forma de depender menos de decisões que estão fora do seu controle, sejam elas de Brasília, das chuvas ou do preço das térmicas.
As eleições passaram e o país precisa seguir em frente. A melhor forma de fazer isso é tomar as decisões que estão ao nosso alcance. Ninguém controla o orçamento da CDE nem a cor da bandeira do mês que vem. Mas cada família e cada empresa pode decidir de onde vem a energia que consome. Em 2026, essa decisão nunca fez tanto sentido.
Sources
TSE: resultado do 2º turno das Eleições 2026
Times Brasil: orçamento da CDE para 2026
eixos: CDE de 2022 a 2026 e peso dos subsídios na conta
O Antagonista: Aneel eleva projeção de reajuste para 8,6%
Tribuna de Minas: reajuste da Cemig em 2026
Movimento Econômico: bandeira amarela em 2026
Autopapo: Brasil supera 1 milhão de eletrificados
Bem Paraná: eletropostos e vendas no 1º semestre
Paraíba Business: recorde de consumo do comércio em abril
O Setor Elétrico: consumo de julho de 2026
The opinions and information expressed are the sole responsibility of the author and do not necessarily represent the official position of the author. Canal Solar.
Comments
Comments are moderated before publication.Comments should be respectful and contribute to a healthy debate. Offensive comments may be removed. The opinions expressed here are those of the authors and do not necessarily reflect the views of the author. Canal Solar.