2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Energia solar ultrapassa 33 GW de capacidade operacional

No acumulado do ano, já foram mais de 9 GW instalados entre os segmentos de geração distribuída e centralizada

Autor: 11 de agosto de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Energia solar ultrapassa 33 GW de capacidade operacional

Desde julho de 2022, a energia solar vem apresentando crescimento médio superior a 1 GW por mês no Brasil. Foto: Pexels

O Brasil atingiu a marca de 33 GW de capacidade operacional da fonte solar, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Ao todo, o mercado fotovoltaico nacional conta com mais de 22,9 GW provenientes de sistemas GD (geração distribuída) e outros 10,13 GW a partir das usinas de GC (geração centralizada).

No acumulado do ano, a fonte soma mais de 9 GW instalados no país, uma vez que na primeira semana de janeiro eram apenas 24 GW de capacidade operacional contabilizados pela Agência. Na oportunidade, eram 16,4 GW de geração distribuída e 7,6 GW de centralizada. 

Desde julho de 2022, a energia solar vem apresentando crescimento médio superior a 1 GW por mês. Caso essa média se mantenha até dezembro, isso significaria que o Brasil somaria, ao menos, mais 5 GW até o final do ano, fechando 2023 com, pelo menos, 38 GW de capacidade operacional.  

Geração distribuída

Além dos 22,9 GW de potência em geração distribuída, o Brasil também conta com mais de 2,06 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados na modalidade. Deste total, mais de 409 mil foram implementados em 2023. 

Segundo a ANEEL, Minas Gerais, São Paulo e o Rio Grande do Sul lideram o ranking da geração distribuída fotovoltaica no país, com 3,10 GW; 3,08 GW e 2,33 GW de potência, respectivamente. Estes valores correspondem juntos a 37% da GD solar no Brasil.

Geração centralizada

Além dos mais de 10 GW em operação, o segmento de geração centralizada de energia solar conta com outros 6,7 GW de capacidade em construção usinas e outros 115,6 GW de potência outorgada em vias de serem construídas, segundo a ANEEL.

Entre os estados com maior capacidade instalada e proveniente de usinas solares centralizadas, se destacam: Minas Gerais, com 3,42 GW; Bahia, com 2,04 GW, e Piauí, com 1,46 GW. Somente neste ano, mais de 60 usinas fotovoltaicas entraram em operação comercial no país.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.