Mais de 60 usinas fotovoltaicas entraram em operação comercial em 2023

Volume supera em mais de duas vezes o total de 25 plantas que entraram em operação no mesmo período de 2022
Mais de 60 usinas FV entraram em operação comercial no Brasil em 2023
Parque solar São Gonçalo III, no Piauí. Foto: Divulgação/Enel

O Brasil registrou a entrada em operação comercial de 61 usinas de energia solar nos primeiros sete meses de 2023, segundo dados publicados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Trata-se de um volume que supera em mais de duas vezes o total de 25 plantas fotovoltaicas que entraram em operação no país ao longo do mesmo período do ano passado. 

Nesta quarta-feira (09), o Brasil superou a marca simbólica de 10 GW de capacidade operacional em usinas solares de GC (geração centralizada), dos quais 2,29 GW foram adicionados entre os meses de janeiro e julho de 2023.

No mesmo período do ano passado, para efeito de comparação, foram acrescidos à matriz elétrica nacional apenas 0,66 GW pelo segmento, segundo a ANEEL. 

Confira abaixo o número de usinas fotovoltaicas que entraram em operação comercial no Brasil nos últimos cinco anos:

Fonte: ANEEL

Neste ano, o volume de usinas solares que entraram em operação comercial não é maior que o número de plantas eólicas (79 empreendimentos, com 2,73 GW adicionados à matriz elétrica).

Juntas, as usinas solares e eólicas representam cerca de 88,3% da capacidade brasileira instalada em 2023.

Nos primeiros sete meses do ano, a ANEEL também registrou a entrada em operação de 25 termelétricas (531,4 MW), oito pequenas centrais hidrelétricas (122,2 MW) e três centrais geradoras hidrelétricas (11,4 MW). 

Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a ampliação da matriz elétrica brasileira no ano reflete o bom momento da geração de energia no país, em especial das fontes renováveis. “O resultado dá continuidade à expansão acelerada que estamos verificando”, disse ele.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal