30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Energias renováveis terão maior crescimento da história em 2023, diz IEA

Mais de dois terços da capacidade deverão ser de energia solar, incluindo as usinas de geração distribuída e centralizada

Autor: 2 de junho de 2023junho 5th, 2023Mundo
2 minutos de leitura
Energias renováveis terão maior crescimento da história em 2023, diz IEA

Energia solar e eólica lideram a expansão das fontes renováveis no mundo. Foto: Freepik

A capacidade global de energias renováveis deverá crescer cerca de 33% em 2023, representando a maior expansão da história do segmento.

É que apontam projeções  do mais novo relatório da IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês), publicado nesta quinta-feira (01). 

Ao todo, estima-se que a capacidade das fontes limpas deverá aumentar 107 GW neste ano, atingindo os 440 GW – o equivalente à capacidade atual de energia instalada em países como, Alemanha e Espanha. 

Desse montante, mais de dois terços (70%) deverão ser provenientes de energia solar, incluindo as usinas de geração distribuída e centralizada, em razão dos preços mais altos da eletricidade (causados pela crise energética global) e das políticas governamentais de incentivo à fonte, principalmente na Europa.

“As aplicações fotovoltaicas distribuídas estão a caminho de responder por metade da implantação geral de energia solar neste ano, um volume maior do que a implantação total de energia eólica onshore no mesmo período”, informa o relatório. 

Ao todo, a IEA estima que a capacidade solar e eólica recém-instalada já tenha economizado mais de € 100 bilhões aos consumidores da União Europeia nos últimos dois anos, substituindo a geração de combustível fóssil (que teria ficado quase 10% mais cara no mesmo período). 

Acesso seguro

De acordo com o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, no atual cenário mundial fica cada vez mais evidente que as energias renováveis são essenciais para garantir e tornar o abastecimento global mais seguro e acessível para todos. 

Segundo ele, a maioria dos governos mundiais já perceberam isso, estão respondendo com esforços para implantá-las mais rapidamente, mas ainda esbarram em alguns desafios. 

“As políticas precisam se adaptar às mudanças nas condições do mercado, e precisamos atualizar e expandir as redes de energia para garantir que possamos aproveitar ao máximo o enorme potencial, sobretudo de energia solar e eólica”, defendeu ele. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.