5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Engenheiro constrói carro movido a energia solar

Veículo não utiliza nenhum combustível fóssil e pode atingir até 15 km por hora

Autor: 3 de setembro de 2021setembro 6th, 2021Veículos elétricos
Engenheiro constrói carro movido a energia solar

O engenheiro Emmanuel Alieu Mansaray construiu um veículo movido a energia solar feito de bambu, lixo e sucata. Morador de Serra Leoa, na África Ocidental, demorou três anos para construir o carro e o usa para dirigir pela cidade.

“Ter um carro solar como o meu, para transporte, tornará a atmosfera mais limpa, reduzindo assim o risco de emissões de gases perigosos que levaram à morte de milhares de pessoas em todo o mundo”, afirmou Mansaray.

O veículo não utiliza nenhum combustível fóssil e pode atingir até 15 km por hora. O chassi foi construído com bambus e na parte superior, há um grande painel solar que alimenta o motor e também atua como sua capota.

Leia também: Indaiatuba substitui frota de carros convencionais por modelos elétricos

Além disso, o motor do carro foi construído por Mansaray e possui três marchas acopladas para o movimento dianteiro e traseiro. O veículo também possui um sistema de freios, quatro faróis e buzina.

Segundo o engenheiro, o carro é acessível para pessoas com deficiência física, já que todos os recursos como, freio, acelerador e embreagem estão próximos ao volante, o que facilita o acesso.

Mansaray ainda ressaltou que seu objetivo é contribuir com uma das sete metas dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da ONU (Organização das Nações Unidas), que incentiva o uso de energia limpa.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.