O engenheiro Emmanuel Alieu Mansaray construiu um veículo movido a energia solar feito de bambu, lixo e sucata. Morador de Serra Leoa, na África Ocidental, demorou três anos para construir o carro e o usa para dirigir pela cidade.
“Ter um carro solar como o meu, para transporte, tornará a atmosfera mais limpa, reduzindo assim o risco de emissões de gases perigosos que levaram à morte de milhares de pessoas em todo o mundo”, afirmou Mansaray.
O veículo não utiliza nenhum combustível fóssil e pode atingir até 15 km por hora. O chassi foi construído com bambus e na parte superior, há um grande painel solar que alimenta o motor e também atua como sua capota.
Leia também: Indaiatuba substitui frota de carros convencionais por modelos elétricos
Além disso, o motor do carro foi construído por Mansaray e possui três marchas acopladas para o movimento dianteiro e traseiro. O veículo também possui um sistema de freios, quatro faróis e buzina.
Segundo o engenheiro, o carro é acessível para pessoas com deficiência física, já que todos os recursos como, freio, acelerador e embreagem estão próximos ao volante, o que facilita o acesso.
Mansaray ainda ressaltou que seu objetivo é contribuir com uma das sete metas dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da ONU (Organização das Nações Unidas), que incentiva o uso de energia limpa.